quarta-feira, 24 de outubro de 2012

ZIRALDO COMPLETA 80 ANOS



Nascido em Caratinga (MG), Ziraldo --uma mistura dos nomes de sua mãe, Zizinha, e de seu pai, Geraldo-- completa 80 anos nesta quarta-feira (24).


O autor começou a carreira na década de 1950, mas ganhou fama nos anos de 1960 com "A Turma do Pererê" e "O Pasquim". Hoje, Ziraldo é reconhecido internacionalmente, com publicações na Europa e nos Estados Unidos, e ganhou o Oscar Internacional de Humor (1969).



Com traços, Ziraldo traduz o espírito e as mudanças da década de 1970


"Os Meninos de Marte", lançado na Bienal do Livro de São Paulo deste ano, faz parte da série que conta com "O Menino da Terra" e O Menino da Lua.

A edição "Ziraldo n'O Pasquim: Só Dói Quando Eu Rio" traz uma seleção de desenhos do periódico. Uma coletânea dos acontecimentos que mudaram os anos 1970 --na política, nos esportes, na cultura pop-por meio dos traços característicos do cartunista.

"Ziraldo em Cartaz" apresenta mais de 300 desenhos feitos pelo criador de "O Menino Maluquinho". O ilustrador se envolveu em uma campanha antifumo na segunda metade da década de 1980. Para Ziraldo, o projeto funcionou: ele largou o cigarro. Veja alguns cartazes.

"Kit 50 Anos Turma do Pererê", da Editora Globo, traz o primeiro exemplar das histórias ambientadas na "Mata do Fundão" e outros três livros com narrativas selecionadas por temas.


A série é estrelada por Pererê e pelo índio Tininim com suas respectivas namoradas, Boneca de Pixe e Tuiuiú. Conta ainda com a participação de Geraldinho, o coelho, Alan, o macaco, Moacir, o jabuti, Galileu, a onça, Pedro Vieria, o tatu, Professor Nogueira, a coruja, e os dois compadres caçadores.

O gibi da estreia, lançado no mesmo ano da inauguração de Brasília, traz como tema principal justamente a construção da capital. No título, Pererê é capturado por alienígenas e, ao chegar no planeta do extraterrestres, encontra uma arquitetura semelhante à desenvolvida por Oscar Niemeyer e Lúcio Costa no Distrito Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário