sexta-feira, 12 de outubro de 2012

UNIÃO EUROPÉIA CONQUISTA O NOBEL DA PAZ 2012

A União Europeia foi premiada nesta sexta-feira com o Prêmio Nobel da Paz pela reconciliação dos países da Europa nos últimos 60 anos e o estabelecimento da paz e dos direitos humanos em toda a região.

A decisão foi informada pelo Comitê do Nobel da Noruega. Para o grupo, a organização de 27 países conseguiu alcançar a paz e a promoção dos direitos humanos em duas ocasiões.

A primeira é a união obtida após o fim da 2ª Guerra Mundial (1939-1945), em que a Europa se dividiu entre aliados, comandados pelos Estados Unidos, e o eixo, liderado pela Alemanha governada por Adolf Hitler.

Outro momento considerado foi a reunificação depois da decadência do comunismo, com a queda do Muro de Berlim (1989) e o fim da União Soviética (1991).

"A União Europeia e as instituições que a precederam em sua formação contribuíram durante mais de seis décadas para a paz e a reconciliação, a democracia e os direitos humanos", disse o presidente do Comitê Nobel, Thorbjoern Jagland.

Criada em 1957 por seis países que assinaram o Tratado de Roma, a comunidade europeia se ampliou e chegou aos 27 Estados que a compõem na atualidade. Espanha e Portugal foram incorporados na década de 1980, enquanto antigas repúblicas soviéticas entraram durante a última década.

No ano passado, o prêmio foi concedido a três mulheres: a presidente da Libéria, Ellen Johnson-Sirleaf, a ativista Leymah Gbowee e a iemenita Tawakkul Karman. As escolhidas foram apontadas como defendensoras do direito das mulheres em participar das tarefas de pacificação nos dois países.

A entrega do Prêmio Nobel será feita em 10 de dezembro, data que lembra a morte de Alfred Nobel. A premiação para a União Europeia será entregue em Oslo, enquanto os vencedores das outras categorias receberão a honraria em Estocolmo

Nenhum comentário:

Postar um comentário