quarta-feira, 31 de outubro de 2012

TOM JOBIM: MÚSICA E NATUREZA




No próximo dia 8 de dezembro completam-se 18 anos da morte de Tom Jobim (1927-1994). Além da obra do compositor, pianista e cantor --um dos precursores da bossa nova-- continuar viva, alguns de seus objetos pessoais podem ser vistos pelo público na exposição "Tom Jobim - Música e Natureza", no Rio.

Instalada no Instituto Antonio Carlos Jobim, no Jardim Botânico, a mostra reúne parte do acervo de Jobim, como sua discografia completa, fotos, partituras e manuscritos de composições feitas apenas por Tom ou em parcerias com Vinicius de Moraes, Newton Mendonça, Luiz Bonfá, entre outros.

A exposição, que teve curadoria de Elianne Jobim e de seu marido, Paulo Jobim (filho do pianista), também traz raridades, como o piano de armário Weimar --que ficava no apartamento do maestro na rua Nascimento Silva, 107, em Ipanema, endereço citado na letra de "Carta ao Tom 74", de Vinicius e Toquinho.


No espaço de 190 m², o público também pode ver o violão Di Giorgio, carinhosamente chamado por Tom de "Sinatra", instrumento usado por ela na gravações com Frank Sinatra nos anos 1960.

Além disso, os visitantes podem ver artigos pessoais de Jobim, como uma caixa de pios de pássaros, um chapéu, algumas das lupas da coleção do músico, prêmios conquistados em sua carreira e livros de autores prediletos do compositor, como Guimarães Rosa.



Preocupado não apenas com a preservação e a divulgação da obra de Tom, o Instituto Antonio Carlos Jobim hospeda também em seu site (www.jobim.org ) acervos de outros nomes como Chico Buarque, Dorival Caymmi, Gilberto Gil e Lucio Costa.

Para o próximo ano, o instituto prepara o lançamento de mais dois acervos completos, com as obras de Milton Nascimento e Paulo Moura.

Além disso, Paulo Jobim também já iniciou conversas com Edu Lobo para o futuro lançamento do acervo e do cancioneiro em livro do compositor que, em 1981, fez o antológico álbum "Edu & Tom", ao lado de Jobim.

TOM JOBIM - MÚSICA E NATUREZA
QUANDO de terça a domingo, das 10h às 17h
ONDE Instituto Antonio Carlos Jobim (r. Jardim Botânico, 1.008; tel. 0/xx/21/2512-0303)
QUANTO grátis
CLASSIFICAÇÃO livre


Indico também o link abaixo para ler entrevistas de Jobim:

http://leionoescuro.blogspot.com.br/2011/02/entrevistas-de-playboy-tom-jobim.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário