domingo, 14 de outubro de 2012

O CANTOR MIRAN




Wilson Miran Lopes de Carvalho é um amigo e fundamental colaborador do Batuque na caixa, entre os anos de 2.000 e 2.002. Ele gravou “O circo” e “O oco do mundo” no disco Arte Brasilis, do Batuque na caixa.

Miran foi para Curitiba em 2002, seguiu para São Paulo e depois para o Rio de Janeiro. E dali, tem espalhado sua maravilhosa arte para todos os cantos do país.

Com saudades de Miran, encontrei este texto no site que trata da memória jornalística e de pesquisa de Aramis Millarch (Aldo Moraes):


“Cabelos longos que lhe dão um aspecto hippie dos anos 60 misturado ao de cantador nordestino, Miran é um pau-de-arara que há anos se radicou em Londrina.

Repentista, compositor, violonista e, acima de tudo, um grande papo, tem muitos amigos e, entre os seus maiores admiradores está o ex-deputado Oswaldo Evangelista de Macedo, em cuja campanha à prefeitura, aliás, integrou-se de corpo e alma.

Eclético, capaz de misturar xote, baião, calango, cururu e canção romântica, Miran é um artista simples, buscando o seu espaço, unindo a um bom humor uma espécie de ironia, como, quando canta: "O homem nasce para a vida. Pra ser feliz e amar. Não ser rico, nem ser pobre e a velhice alcançar. Não ter matado, nem sofrido. Como o cachorro ferido pelas estradas a vagar."

Pernambucano de Mirandiba, caminhante do mundo, Miran procura unir a canção ao social, falando do povo, dos sem-terras, do desejo de ser feliz. Miran está no Paiol, neste fim-de-semana, acompanhado de dois amigos - Vagner na percussão e Cleon no Violão.”

Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:

Veiculo: Estado do Paraná
Caderno ou Suplemento: Almanaque
Coluna ou Seção: Tablóide
Página: 13
Data: 13/09/1986

7 comentários:

  1. ELE NÃO É SIMPLESMENTE UM POETA QUALQUER, É O POETA DA FAMÍLIA DE MAURILIO LOPES ( SEU PAI), É A REFERÊNCIA DE SABEDORIA DA SUA FAMÍLIA E É AMADO POR TODOS OS SEUS SOBRINHOS, IRMÃO E AMIGOS DA SUA PEQUENA CIDADE NATAL MIRANDIBA-PE.

    SEU SOBRINHO: JOÃO TIAGO LOPES.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. ASSINO EMBAIXO JOÃO TIAGO, FALOU TUDO!
    SOBRINHA FRANÇA ANDRADE

    ResponderExcluir
  4. ASSINO EMBAIXO JOÃO TIAGO, FALOU TUDO!
    SOBRINHA FRANÇA ANDRADE

    ResponderExcluir
  5. Miran é um porreta! Cantador de trovas e martelos com toda sua garra pernambucana.

    ResponderExcluir
  6. Miran e marinavio meu amigo. Meu Cel. 43 996437210

    ResponderExcluir
  7. Me liga pra que possamos conversar ok abração

    ResponderExcluir