domingo, 21 de outubro de 2012

LÍDER POLÍTICO DEMOCRATA GEORGE McGOVERN MORRE AOS 90 ANOS

O ex-senador e ex-candidato presidencial democrata George McGovern, que perdeu em 1972 para o republicano Richard Nixon, morreu nas primeiras horas deste domingo, aos 90 anos.

A família disse em um comunicado que o líder liberal faleceu logo pela manhã no hospital de Dougherty, em Sioux Falls, na Dakota do Sul, cercado pela família e por amigos.

Além de senador, McGovern foi embaixador dos Estados Unidos no braço para Alimentação e Agricultura (FAO) da ONU em Roma, entre 1998 e 2001.

Nascido em Avon, na Dakota do Sul, o ex-senador ficou reconhecido pela sua ferrenha oposição à Guerra do Vietnã e seus esforço para combater a fome mundial.

Pela influência de seu pai, um pastor, McGovern mantinha o costume de fazer orações diárias na infância, além de estudar a Bíblia. Ele foi piloto na Segunda Guerra Mundial e estudou História.


McGovern representou seu estado, a Dakota do Norte, no Congresso por mais de duas décadas. Primeiro, na Câmara dos Representantes, de 1957 a 1961, e depois no Senado, de 1963 a 1981.

Em 1972, consagrou-se candidato ao fazer oposição à Guerra do Vietnã. Prometeu nunca mais enviar jovens americanos para morrer em batalhas voltadas a derrubar ditaduras militares corruptas no exterior.

O então candidato sofreu uma avassaladora derrota para seu opositor republicano, Richard Nixon. Obteve vitória apenas no Estado de Massachussetts e no Distrito de Columbia.

Em 1984, chegou a disputar a candidatura pelo Partido Democrata, mas acabou se retirando durante as primárias.

Ao lado do ex-senador Bob Dole, McGran ganhou o Prêmio Mundial de Alimentação por seu trabalho contra a fome, uma campanha que manteve após o fim de sua trajetória política.
O ex-senador tinha vínculos próximos com Fidel Castro e era um opositor declarado do embargo imposto pelos EUA à Cuba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário