sábado, 22 de setembro de 2012

PRIMAVERA DOS MUSEUS EM LONDRINA

Londrina recebe, a partir desta segunda-feira (24), a 6ª Primavera dos Museus. O evento é uma integração entre os museus da cidade e região: Museu Histórico de Londrina, Museu de Arte de Londrina, Museu da Sociedade Rural, Casa de Memória Madre Leônia Milito, Museu Histórico de Cambé, de Jataizinho e também de Ibiporã. A Primavera dos Museus acontece todos os anos em todo o Brasil. É uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).

Segundo a diretora do Museu de Arte de Londrina, Sandra Jóia, a Primavera dos Museus está em sua sexta edição. No entanto o evento está mais sólido este ano. “Essa será a primeira vez que haverá um tour de integração entre os museus, ou seja, uma caravana com roteiro de visitação. O objetivo é levar a importância dos espaços e também o acesso. Falar em museu é falar em arte, educação e história”, enfatizou.

De acordo com a diretora do Museu Histórico de Londrina, Regina Célia Alegro, a abertura da 6ª Primavera dos Museus será, oficialmente, na terça-feira (25), às 19h30, no Centro Universitário Filadélfia (Unifil), Teatro Filadélfia. “Embora haverá atividades para as crianças na segunda-feira (24), a abertura será no dia seguinte”, comentou.

Uma mesa redonda, no dia 25, com três convidados irá abrir o evento deste ano. São dois representantes do Conselho Estadual de Cultura (Concec), sendo eles - o professor Leonardo Magalhães e a professora Janete Fernandes. A terceira convidada é a professora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Cláudia Martinez. “O tema principal abordado será a função social dos museus”, contou a diretora do Museu Histórico de Londrina.

Várias atividades serão realizadas até sábado (29), no Museu de Arte, localizado na rua Sergipe, 640. E também em todos os outros museus envolvidos no evento. A entrada é gratuita para todas as atividades. As inscrições já estão abertas. Toda a programação pode ser conferida no portal eletrônico www.uel.br/museu.

Evento recebe o apoio da Sanepar, Sebrae e da Prefeitura de Londrina através do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) e da diretoria de Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura.

Fonte: Núcleo de Comunicação de Londrina

Nenhum comentário:

Postar um comentário