segunda-feira, 17 de setembro de 2012

IX MOSTRA DE VIOLÃO FRED SCHNEITER

IX MOSTRA DE VIOLÃO FRED SCHNEITER

Conservatório Brasileiro de Música
Auditório Lorenzo Fernandez
02 a 05 de outubro de 2012 - Rio de Janeiro


A Mostra e Concurso Nacional de Violão Fred Schneiter são eventos tradicionais no Rio de Janeiro e que se estruturam da seguinte forma:
Desde sua primeira edição a Mostra e o Concurso vêm aperfeiçoando o seu perfil e seus objetivos. Com a criação do grupo informal intitulado Amigos da Mostra, em 2006, e cujas doações viabilizam a realização da Mostra e do Concurso temos sempre como convidado um violonista da América Latina com a intenção de concretizar um intercâmbio tão fundamental para o desenvolvimento do violão brasileiro.

MOSTRA - acontece anualmente em outubro, mês de nascimento de Fred Schneiter. Além de violonistas e conjuntos consagrados existe um espaço reservado para os jovens violonistas e jovens compositores que estão escrevendo para o instrumento. Outra característica do evento é sempre convidar um violonista da América Latina.
O evento é dividido em: concertos, máster classe, palestra e uma exposição, com violões, acessórios, livros, CDs e partituras, que é organizada para trazer ao público em geral as novidades que estão acontecendo em relação ao instrumento.

CONCURSO - com periodicidade bienal (acontece sempre nos anos ímpares) o concurso segue os moldes do que está se tornando cada vez mais comum em importantes eventos como este: para a prova eliminatória é exigida a filmagem, sem emendas, das peças de confronto em DVD.
O número de selecionados para as provas públicas é limitado a 8 candidatos tendo a Comissão de Seleção autonomia para reduzir ou aumentar, minimamente, este número de acordo com o nível dos candidatos.
Nas provas, semifinal e final serão sempre incluídas como peças de confronto músicas pouco executadas do repertório violonistico brasileiro.
Os candidatos serão julgados por 10 jurados, em sua maioria violonistas de indiscutível reconhecimento artístico e/ ou que pertençam a importantes Instituições de Ensino no Rio de Janeiro e, aproveitando a presença de violonistas de outros estados e/ ou oriundos de outros países, convidados para o evento. Também faz parte do Júri um compositor que tenha escrito obras de relevante importância para o instrumento.




2012: EDIÇÃO ESPECIAL LATINOAMERICANA

Em agosto de 2002, aconteceu no Teatro Municipal de Niterói o I Concurso Nacional de Violão “Homenagem a Fred Schneiter”, realizado em parceria com a AV-Rio (Associação de Violão do Rio) e a Prefeitura de Niterói. Em 2004, foi realizada a I Mostra de Violão Fred Schneiter, no Auditório Guiomar Novaes, anexo da Sala Cecília Meireles. A partir de então, os dois eventos passaram a ser um só. A Mostra, com periodicidade anual, e o Concurso, bienalmente.

Com a criação da associação informal Amigos da Mostra, em 2006, foi possível assegurar a presença constante de violonistas da América Latina e de outros estados brasileiros, garantir a consolidação do evento, seu crescimento e sua importância no cenário cultural e violonístico brasileiro.

A edição deste ano é a primeira onde teremos nos quaro dias de concertos a presença de violonistas latinoamericanos. Daniel Morgade (Uruguai), Jose Luis Lara (Venezuela), Luis Zanazzo e o Duo Saldaña – Bravo (Argentina) são nomes de destaque que estarão dividindo o palco com importantes violonistas brasileiros.

Outro dado importante é a participação de vários conjuntos de camara do Brasil, como o Quarteto de violões da FAMES (Espírito Santo), Duo Tocata Dois e o Oitis. O encerramento da Mostra ficará a cargo de um dos mais importantes violonistas brasileiros e com uma carreira internacional de destaque: Marco Pereira.

FRED SCHNEITER: 1972, 2002 e 2012.
Ao desfilar pelas ruas de Salvador, Bahia, tocando requinta na parada de 7 de setembro de 1972, o jovem Friedrich Schneiter iniciava, sem saber, sua ligação irrevogável com a música. Este relacionamento se expandiu também às Artes em geral, mas a decisão de se dedicar à música só iria acontecer numa manhã de sol soteropolitano na praia do SESC, hoje Jaguaribe. Aos, 22 anos, o então estudante de Engenharia Elétrica, da UFBa, ao fincar sua prancha de surfe na areia da praia e perder uma prova da faculdade, enterrou também a carreira de engenheiro. Se lançou em mar aberto, de corpo e alma, a caminho de sua carreira musical, que seria totalmente desenvolvida no Rio de Janeiro.
Iniciou seus estudos de violão no Rio de Janeiro com Luiz Antônio Perez. Formou-se como Bacharel em Violão pela UNIRIO em 1987, mesmo ano em que inicia seus trabalhos com Luis Carlos Barbieri no Duo Barbieri-Schneiter, com o qual atuou por 14 anos com intensa atividade em concertos no Brasil, além de Portugal, Suíça, Áustria, Itália, México e Argentina. Com o Duo gravou 3 CDs no Santuário do Caraça (MG) e lançados pela Rob Digital.
Obteve o primeiro lugar no Concurso de Composição do I Ciclo de Violão, realizado em São Paulo em 1991, com a música “Fantasia 521”, para dois violões.
Em 2002, um ano após seu falecimento, a AV-Rio, associação da qual Schneiter foi um dos fundadores, realizou um dos mais importantes eventos do violão brasileiro: o I Concurso Nacional de Violão “Homenagem a Fred Schneiter”, no Teatro Municipal de Niterói.
Na edição de 2012 da Mostra, o violão latinoamericano, aqui representado por violonistas do Brasil, Argentina, Uruguai e Venezuela, rende sua homenagem à música e à memória de Fred Schneiter.
Apesar de sua morte prematura, Fred Schneiter deixou um precioso legado: uma importante obra para violão solo e duo de violões, além de composições para quarteto e trio de violões, quarteto de cordas e sopros, coral e um grande número de arranjos e transcrições para dois violões.
A Columbia Music Company (EUA) editou a “Suíte Nº 1”, para dois violões, a Goldberg Edições Musicais (Brasil) editou várias obras para violão solo e a Marcos Vinícius Guitar Collection / Edizioni Carrara (Itália) editou o “Álbum de Família”, para violão solo.
Fred Schneiter nasceu em Salvador (Bahia) em 03/10/1959 e faleceu no Rio de janeiro em 05/05/2001.

EDIÇÕES ANTERIORES

Em 2002 foi realizado o I CONCURSO NACIONAL DE VIOLÃO FRED SCHNEITER que teve o patrocínio da Prefeitura de Niterói (RJ). O evento aconteceu no Teatro Municipal de Niterói com uma grande repercussão de público (lotação do teatro que tem capacidade para 400 lugares) e de mídia. Foram três dias: concerto de abertura e dois dias de concurso. Foi apresentada durante um mês a Exposição / Mostra “Fred Schneiter, sua vida e sua obra” na Sala Carlos Couto, anexo do Teatro.
Vencedor do Concurso: Alieksey Vianna (MG).

Em 2004 a I MOSTRA DE VIOLÃO FRED SCHNEITER foi apresentada em um concerto no Auditório Guiomar Novaes, anexo da Sala Cecília Meireles (RJ). Além da participação de violonistas do porte de Marco Pereira, entre jovens violonistas, a Mostra agregou exposições de instrumentos e acessórios, CDs e livros. O evento atraiu um público superior à capacidade da sala que é de 160 lugares.

Em 2005 tivemos a II MOSTRA E II CONCURSO NACIONAL DE VIOLÃO FRED SCHNEITER que aconteceu no Auditório Guiomar Novaes (anexo da Sala Cecília Meireles), no concerto de abertura, e na Sala Baden Powell, em 1 concerto e 2 dias de concurso. O evento reuniu, entre concertistas e membros do júri, cerca de vinte
músicos e professores das principais universidades do Rio e Janeiro, como UNIRIO, UFRJ e CBM, além de convidados do Espírito Santo e de Pernambuco.
A Sala Baden Powell, que tem a capacidade de 500 lugares, recebeu um dos seus maiores públicos em uma programação de música clássica.
Vencedor do Concurso: Marcos Flávio (MG)

Em 2006 a III MOSTRA DE VIOLÃO FRED SCHNEITER aconteceu em 4 dias de concertos no Auditório Lorenzo Fernandes (Conservatório Brasileiro de Música), onde se apresentaram importantes nomes do violão brasileiro, como: Guinga, Quarteto Carioca de Violões e Brazil Guitar Duo, além do violonista uruguaio Daniel Morgade.
Neste ano foi criado o grupo informal Amigos da Mostra cujas doações garantem as condições mínimas para a continuidade do evento.




Em 2007 dentro da IV MOSTRA DE VIOLÃO FRED SCHNEITER foi realizado o III CONCURSO NACIONAL DE VIOLÃO FRED SCHNEITER. Na maior edição do evento, que aconteceu em 5 dias no Auditório Lorenzo Fernandes (Conservatório Brasileiro de Música), os concertos contaram com a presença de Jose A. Escobar (Chile) vencedor do Concurso Tárrega (Espanha), um dos mais importantes do Mundo; Juan F. Ortiz (França), Marcos Flávio (Vencedor do II Concurso Fred Schneiter), Luis Carlos Barbieri, o Duo Maria Haro e Vera de Andrade e o prestigiado Quarteto Maogani.
Vencedor do Concurso: Marco Lima (RJ).

Em 2008 a V MOSTRA DE VIOLÃO FRED SCHNEITER foi realizada novamente na Sala Baden Powell, que recebeu um excelente público. Com 4 dias de concertos o evento contou com a presença de Pablo Marfil (Argentina); Mauricio Gomes (Brasil/ Espanha), Trio Ely Joori (sax), Alexandre Gismonti e Michel Maciel (violões); Luis Carlos Barbieri, Armildo Uzeda, Duo André Marques Porto (violão) e Sofia Maciel (flautas), Duo Siqueira Lima e o Quarteto Carioca de Violões.

Em 2009, ano em que Fred Schneiter completaria 50 anos, a VI MOSTRA DE VIOLÃO FRED SCHNEITER e o IV CONCURSO NACIONAL DE VIOLÃO FRED SCHNEITER voltaram ao seu local de origem: o belíssimo Teatro Municipal de Niterói. Foram 2 dias de concertos e 2 dias de concurso. Na Mostra apresento-se a ilustre violonista paraguaia Luz Maria Bobadilla, Daniel Wolf (UFRS) e como convidado o percussionista Gaudêncio de Mello, Marco Lima (Vencedor do III Concurso Fred Schneiter) e Luis Carlos Barbieri. Na Sala Carlos Couto, anexo do Teatro, foi apresentada a exposição “Fred Schneiter 50 anos” que ficou aberta ao público por dois meses.
Vencedor do Concurso: Renan Simões (ES).

Em 2010, a VII MOSTRA DE VIOLÃO FRED SCHNEITER aconteceu na Sala Baden Powell. Foi dedicado um de evento aos violonistas noruegueses, Sven Lundestad e Ho Yan Kok. Outro ilustre convidado internacinal foi o violonista argentino Victor Villadangos. Do Brasil participaram o Duo Cancionancias (voz e violão), Quarteto Impressons (violão, violino, flauta e contrabaixo), Nícolas de Souza Barro (violãode 8 cordas), Paulo Martelli (violão de 11 cordas) e Luis Carlos Barbieri.

Em 2011, a VIII MOSTRA DE VIOLÃO FRED SCHNEITER e o V CONCURSO NACIONAL DE VIOLÃO FRED SCHNEITER voltaram a acontecer no Conservatório Brasileiro de Música. As atrações internacionais foram do violonista mexicano Francisco Gil e do violonista chileno Carlos Perez. O vencedor da edição anterior do concurso, o violonista Renan Simões, do Espírito Santo, realizou um dos concertos. O jovem Duo de Maia, de violões, e o Duo Neves Passos (violão e clarone) formado por experientes músicos, apresentou um programa autoral. Completaram a edição de 2012, a violonista Graça Alan, acompanhado em participação especial do tenor Paulo Barcelos, e o violonista Luis Carlos Barbieri. Os dois últimos dias do evento foram dedicados as provas, semifinal e final. Neste evento tmbém foi lançado o DVD do violonista Moacyr Teixeira Neto.
Vencedor do Concurso: Cyro Delvizio (MS).



CRONOGRAMA/ 2012


Dia 02 /outubro, Terça-Feira, às 18:30 h
Daniel Morgade (Uruguai)
Quarteto de Violões da FAMES

Dia 03 /outubro, Quarta-Feira, às 18:30 h
Luis Zanazzo (Argentina)
OITIS - Luis Carlos Barbieri, Mimi Casiano e Carolina Cavalcanti Trio

Dia 04 /outubro, Quinta-Feira, às 18:30 h
Jose Luis Lara (Venezuela)
Duo Toccata Dois (violão e flauta)

Dia 05 /outubro, Sexta-Feira, às 15 h
Marco Pereira
Duo Saldaña - Bravo (Argentina)



Luis Carlos Barbieri/ Diretor Musical
e-mail: amigosdamostra@gmail.com.br
Telefones: (21) 2451-5605 / (21) 8308-3337

Nenhum comentário:

Postar um comentário