quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Intercâmbio artístico entre crianças curitibanas e indígenas


Crianças e adolescentes de Curitiba participam de um trabalho de integração com a cultura indígena. Enquanto eles aprendem o cotidiano da tribo Bororo, do Mato Grosso, crianças indígenas de lá também recebem informações e se comunicam com os participantes do projeto. Isso faz parte do programa “Nossas Raízes – Bororo Vive”, que reconhece a valorização das raízes culturais brasileiras por meio de atividades artísticas com foco na cultura dos índios Bororo.


Integrando teatro, arte-educação, ciência e comunidade, o projeto atende 40 crianças da rede pública de ensino, com aulas semanais e encontros criativos bimestrais com a comunidade. O projeto agrega ações de reflexão em conjunto de universidades nacionais e internacionais. Os encontros são realizados no Espaço Cultural Pé no Palco, no bairro Rebouças, em Curitiba (PR). “Nossas Raízes – Bororo Vive” é um projeto de reconhecimento e valorização das raízes culturais brasileiras por meio das atividades artísticas e com foco na cultura dos índios Bororo e seus exemplos de convivência pacífica com a natureza.


Uma das atividades realizadas foi o intercâmbio de informações entre as duas culturas. As crianças de Curitiba escreveram cartas aos índios, contando como é a vida aqui e as atividades que realizam. Os Bororos receberam o material e responderam as cartas aos amigos curitibanos. Uma outra etapa do trabalho foi a gravação de vídeos para que eles pudessem se conhecer. Assim eles enviaram mensagens e realizaram perguntas sobre a vida dos participantes do projeto.


O trabalho envolve também atividades artísticas voltadas à realidade dos índios Bororo. Os conteúdos específicos constituem-se em vivências nas expressões cênicas, tendo como apoio as expressões corporais, plásticas, sonoras, literárias e audiovisual, culminando com a apresentação de espetáculos teatrais.


A ação é supervisionada por Fátima Ortiz, diretora do Espaço Cultural Pé no Palco, artista reconhecida por suas iniciativas e realizações que englobam o fazer teatral em suas dimensões: criativa, educativa e política.


Este trabalho está vinculado à realização, difusão e distribuição do documentário “Somos Bororo Hoje” que é parte integrante da pesquisa de doutorado da antropóloga brasileira Flávia Kremer, da Universidade de Manchester (Inglaterra). As atividades são programadas em sintonia com a etapa de pesquisa etnográfica e filmagens do documentário. Flávia tem convivido com os índios Bororo de forma bastante ativa para a produção do material.


O Projeto Nossas Raízes – Bororo Vive pretende colaborar para que famílias com dificuldade de acesso aos bens culturais tenham a possibilidade de estar mais próximas das expressões artísticas e dos benefícios que a arte traz para as relações humanas.


O Pé no Palco Atividades Artísticas Ltda, criado em 1995, atua na área de teatro e arte-educação e tem como finalidade difundir e viabilizar os valores culturais, artísticos e históricos tendo como recurso principal o teatro, integrando-o com as demais expressões artísticas e inserindo os princípios da educação em valores humanos.




Espaço Cultural Pé no Palco

Rua Conselheiro Dantas, 20 – Rebouças/ Curitiba – PR

Tel. (41) 3029-6860 begin_of_the_skype_highlighting (41) 3029-6860 end_of_the_skype_highlighting

www.penopalco.com.br


Crédito fotos: Laiz Zotovici/ UVStudio


Assessoria de imprensa

Diogo Cavazotti

41 8451-7433

dcavazotti@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário