quinta-feira, 26 de julho de 2012

OFICINA DE ECONOMIA CRIATIVA

A Secretaria da Cultura do Paraná (SEEC), em parceria com a Secretaria do Turismo (SETU), o SESI Paraná e o Fórum Londrina Criativa, promove a partir da próxima terça-feira (31) uma série de palestras e oficinas sobre Economia Criativa em 10 cidades do interior do Estado. O ciclo integra o Paraná Criativo, programa gerenciado pela SEEC que prevê diversas ações sobre o tema.

As palestras são abertas a todos os interessados e as oficinas voltadas aos gestores públicos e de organizações sem fins lucrativos das áreas da cultura, turismo, desenvolvimento e educação. As inscrições são gratuitas e todas as atividades serão realizadas por Ana Carla Fonseca Reis, uma das maiores estudiosas do assunto no Brasil. Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Toledo, Londrina, Cianorte, Paranavaí, Piraí do Sul, Guarapuava, Paranaguá e Araucária, são as primeiras cidades a fecharem a parceria para realização das oficinas.

O ciclo de palestras e oficinas tem como objetivo promover o entendimento do que significam economia criativa e cidades criativas, e provocar uma reflexão sobre como essas duas abordagens podem contribuir para o desenvolvimento cultural, social e econômico de cada cidade. Também pretende promover uma visão de empreendedorismo criativo e das condições necessárias a seu estímulo a partir das interfaces entre cultura, turismo, educação, tecnologia, entre outras.

O Paraná, por seu perfil econômico, diversidade social e efervescência cultural, ocupa posição propícia para uma abordagem de economia criativa voltada ao desenvolvimento. Criar um ambiente favorável à concretização do potencial criativo das empresas e talentos, revelando oportunidades de negócios ainda inexplorados e direcionando políticas favoráveis para a conversão de criatividade em inovação, requer conscientização de agentes públicos e privados e o desenho de uma estratégia amplamente articulada. As palestras e oficinas sobre Economia Criativa visam fomentar essa ação em todo o Paraná.

Palestrante
Ana Carla Fonseca Reis é administradora pública, economista, mestre  em Administração de Empresas e doutora em Urbanismo. Consultora e conferencista internacional, tendo palestrado em mais de 20 países e em todos os estados brasileiros. Assessora em Economia Criativa para a ONU (UNCTAD e PNUD), curadora de congressos nacionais e internacionais em cidades criativas, é consultora para empresas privadas, órgãos públicos e instituições sem fins lucrativos. Autora e coautora de sete livros, dentre os quais Economia da Cultura e Desenvolvimento Sustentável (Manole, 2006 – Prêmio Jabuti 2007 em Economia, Administração e Negócios).

Serviço
Palestras e Oficinas de Economia Criativa – Paraná
De 31.07 a 28.08.12
Palestra: Entrada Franca
Oficinas: Inscrições Limitadas
Informações: gigi.iorio@seec.pr.gov.br / rogeriotonetti@seec.pr.gov.br
www.cultura.pr.gov.br

Cronograma

Nenhum comentário:

Postar um comentário