segunda-feira, 9 de julho de 2012

MORRE O MÚSICO JOSÉ ROBERTO BERTRAMI, DO AZYMUTH


O músico José Roberto Bertrami, do Azymuth, morreu neste domingo (8), aos 66 anos, após semanas internado em um hospital. A notícia foi publicada na página da banda no Facebook.

José Roberto Bertrami (teclado), Alex Malheiros (baixo) e Ivan Conti Mamão (bateria) começaram a carreira tocando no Canecão, no Rio, no início dos anos 70. Na época, o trio formou o Grupo Seleção, e se apresentava em diversas casas noturnas cariocas.

Da trilha sonora composta para o filme "O Fabuloso Fittipaldi" (1973), o trio tirou o nome Azymuth. Dois anos depois, colocou nas ruas seu primeiro disco de sucesso, "Linha do Horizonte.

No ano em que lançou "Águia Não Come Mosca", 1977, o Azymuth foi convidado para o Festival de Jazz de Montreux, na Suíça, e tornou-se o primeiro grupo brasileiro a participar do prestigiado evento.

No ano seguinte o trio fez uma turnê pelos EUA e, em 1979, gravou seu primeiro álbum internacional, "Light as a Feather", pela Milestone Records.


A música "Jazz Carnival" foi responsável pelo sucesso da banda lá fora --ela manteve o disco no topo das paradas britânicas por um ano e, com isso, fez o Azymuth entrar para o livro Guinness dos Recordes.

Em 1995, o Azymuth assinou com a Far Out Recordings, pela qual lançou cerca de dez discos, incluindo o trabalho mais recente, "Aurora", de 2011.

Em seu site oficial, a gravadora publicou uma nota sobre a morte do músico: "Ze Bertrami ficou conhecido por criar o fascinante 'samba doido', uma mistura de samba, jazz, funk e rock com um contagiante suingue que teve uma grande influência na música brasileira por meio de seus projetos solo e colaborações", diz o comunicado. "Joe Davis e Far Out Recordings perderam um de seus amigos mais queridos e o músico mais talentoso que lapidou a sonoridade do selo e a música brasileira por cinco décadas. Sentiremos muito a falta dele."

Nenhum comentário:

Postar um comentário