sexta-feira, 8 de junho de 2012

SOCIOLOGIA PERDE ANTÔNIO FLÁVIO PIERUCCI

Morreu hoje em São Paulo, vítima de um infarto fulminante, o sociólogo e professor da Universidade de São Paulo (USP) Antônio Flávio Pierucci.

Atuante no ramo da sociologia da religião, Pierucci, que tinha 67 anos, era especialista em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana. Também era filósofo e obeteve, em 1977, o título de Mestre em Ciências Sociais, defendendo a tese "Igreja Católica e reprodução humana no Brasil".

Mais tarde, se tornou Doutor em Sociologia com o estudo "Democracia, Igreja e Voto: o envolvimento do clero católico nas eleições de 1982".

Pierucci foi também pesquisador do Cebrap, professor da PUC de São Paulo, onde chefiou o departamento de Sociologia até a sua morte e, desde 2001, secretário-geral da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

Entre as dezenas de trabalhos publicados, destacam-se os livros "A realidade social das religiões no Brasil" e "Igreja: contradições e acomodação".


Um dos estudos mais importantes que realizou, pioneiro no tema, analisava a relação entre o crescimento das igrejas neopentecostais e a relação delas com a política partidária.

Pierucci nasceu no município de Altinópolis, no norte do estado de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário