quinta-feira, 28 de junho de 2012

JACQUES COSTEAU

Se há um legítimo 'descobridor dos sete mares', este é Jacques-Yves Cousteau. Militar, oceanógrafo e explorador francês (1910-1997), Cousteau foi o pioneiro na descoberta dos recursos do fundo do mar, o primeiro a observar e estudar aquilo que havia debaixo do espelho d´água.


Além disso, Cousteau desenvolveu veículos subaquáticos e, juntamente com o engenheiro Émile Cagnan, inventou o Aqualung - cilindro portátil de ar comprimido. O explorador francês também criou a câmara de TV submarina e o escafandro autônomo.

Seus estudos foram fundamentais para a exploração de petróleo no mar do Norte e para pesquisa de várias espécies de animais. Grande parte do material pesquisado por Cousteau foi documentado, ora registrado em longas, ora em livros



Filmes

Inúmeros filmes registram suas viagens a bordo do barco Calypso, do qual se tornou comandante em 1950, como a série 'O Mundo Submarino de Jacques Cousteau'.


Ele fez vários documentários e até chegou a ganhar o Oscar pelo 'O Mundo do Silêncio' (1955), co-dirigido pelo cineasta Louis Malle e filmado no Mediterrâneo e no Mar Vermelho. O longa também venceu a Palma de Ouro do Festival de Cannes.

Ao todo, ele fez quatro longas-metragens e setenta documentários para a televisão.



Brasil


Jacques Cousteau esteve estudando o rio Amazonas entre 82 e 84, registrando os períodos de cheias e secas. Esta expedição está documentada e até hoje é vendida em livrarias. Cousteau foi quem primeiro filmou, debaixo d'água, o boto-rosa.

Jacques Cousteau morreu no dia 25 de junho de 1997, há 15 anos, vítima de fulminante ataque cardíaco



Nenhum comentário:

Postar um comentário