terça-feira, 1 de maio de 2012

POETA LUAN LUANDO INDICA SARAUS EM SP

O poeta Luan Luando, 23, começou a frequentar saraus na quebrada há oito anos. Não se restringe àqueles de onde mora, na zona sul. "A gente trabalha em rede, sabe o que está acontecendo na Brasilândia [zona norte], na Cidade Tiradentes [zona leste]", diz.

Nos encontros, além de rap e recital de poesia, pode haver também cinema, teatro e pintura. Mas, a despeito desses atrativos, Luan ressalta que, para ser bom, o sarau "tem que ter energia de terreiro".

Apesar de alguns eventos ocorrerem em bares, os participantes pedem respeito aos projetos. "Não é para chegar atrapalhando", adverte. "A galera deve estar ciente de que está numa comunidade que está desenvolvendo um trabalho social."

FONTE: GUILHERME GENESTRETI
DE SÃO PAULO





AS INDICAÇÕES DO POETA:
1. Elo da Corrente
"Ao contrário dos saraus do Binho e da Cooperifa, esse é mais intimista, mais da comunidade. Ele tem uma pegada nordestina bem forte, com cordelistas que são muito bons."
Bar do Santista. R. Jurubim, 788-A, Pirituba, zona norte, tel. 3903-2649. Qui.: (exceto a última do mês), das 20h30 às 23h.

2. Poesia na Brasa
"Eles têm uma biblioteca dentro do boteco. Os saraus sempre começam ao som de tambor, atabaque e alfaia, e rola muita poesia."
Bar do Carlita. R. Professor Viveiros Raposo, 534, Brasilândia, zona norte, tel. 9286-6267. Sáb.: (quinzenalmente, o próximo é em 5/5) das 21h às 23h.

3. Sarau dos Mesquiteiros
"Foi criado numa escola pública da zona leste pelo professor e escritor Rodrigo Ciríaco. É um sarau que conta com a produção dos alunos da escola e também dos jovens da comunidade. O foco é literatura, mas também tem espaço para o teatro e para a pintura."
Escola Estadual Jornalista Francisco Mesquita. Av. Wenceslau Guimarães, 5, Ermelino Matarazzo, zona leste. Sáb.: (último do mês) das 17h às 20h.

4. Sarau da Cooperifa
"Cresceu muito e hoje atrai pessoas de todo lugar, não só o pessoal da comunidade. O foco é a poesia, com muita influência do rap e da questão política."
Bar do Zé Batidão. R. Bartolomeu dos Santos, 797, Chácara de Santana, zona sul, tel. 5891-7403. Qua.: das 21h às 23h.

5. Sarau do Binho
"É um sarau multicultural. Tem desde cortejo de bumba meu boi até cinema, passando por mostra de artes plásticas e poesia."
Bar do Binho. R. Dr. Avelino Lemos Júnior, 60, Campo Limpo, zona sul, tel. 3535-6463. Seg.: das 21h às 23h30.


Nenhum comentário:

Postar um comentário