sábado, 5 de maio de 2012

MORRE ADAM YAUCH, DOS BEASTIE BOYS

Adam Yauch, um dos três integrantes do Beastie Boys, morreu nesta sexta-feira (4/5), aos 47 anos, informa o site TMZ.com. Também conhecido como MCA, Adam Nathaniel Yauch descobriu um tumor na glândula salivar em 2009. A causa da morte ainda não foi revelada, mas por causa do tratamento contra o câncer Yauch não pode participar da cerimônia de indicação do grupo ao Hall da Fama do Rock, no mês passado. Pelo mesmo motivo, o trio não se apresenta ao vivo desde agosto de 2009.

MCA fundou o Beastie Boys em 1979 com "Mike D" (Mike Diamond) e "Ad-Rock" (Adam Horowitz). A banda começou como um grupo de hardcore, mas logo começou a flertar com o hip-hop, numa mistura de estilos que consagrou o grupo em álbuns como "Check Your Head", "Ill Communication" e o primeiro disco do grupo, "Licensed to ill", de 1986, que recebeu da Rolling Stone a famosa manchete: "Três idiotas criam uma obra-prima". Com o tempo, o trio mudou radicalmente o comportamento, deixando para trás a rebeldia sem causa da juventude.

Após se tornar budista, Yauch passou a dar especial atenção ao caso da dominação chinesa no Tibet. Os Beastie Boys se tornaram um dos principais apoiadores da independência do país asiático e organizaram uma série de shows na década de 1990 batizados de "Tibetan Freedom Concerts". Os concertos contaram com nomes como U2, Rage Against the Machine, Radiohead, Pearl Jam, Rancid, Björk, Sonic Youth, entre outros, e se tornaram um CD triplo.

Yauch também fundou a Oscilloscope Laboraties, em 2002. A empresa foi responsável pelo lançamento de filmes como "Precisamos falar sobre Kevin", "Exit through the giftshop", "Meek's Cutoff" e "A Film Unfinished".

Os Beastie Boys tocaram no Rio em 1995, no finado Imperator, e em 2006, no TIM Festival, no MAM.


Nenhum comentário:

Postar um comentário