terça-feira, 17 de abril de 2012

PULITZER 2012

A Universidade Columbia, em Nova York, anunciou nesta segunda-feira (16/4) os vencedores do Pulitzer 2012, o prêmio de literatura, jornalismo e artes de maior prestígio nos Estados Unidos.

No entanto, pela primeira vez em 35 anos, nenhum autor foi premiado na categoria ficção. Também não houve prêmio para escrita editorial.

Stephen Greenblatt, que vem ao Brasil para a próxima edição da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), venceu na categoria de não ficção por "A Virada", que será lançado pela Cia. das Letras. Com o mesmo livro, ganhou o National Book Award. A Cia. das Letras também publicou no Brasil outra de suas obras recentes, "Como Shakespeare se Tornou Shakespeare", em dezembro do ano passado.

Na categoria história, o professor Manning Marable, que morreu aos 60 anos em abril do ano passado, venceu por "Malcolm X: A Life of Reinvention", biografia definitiva de um dos maiores defensores dos direitos dos negros nos EUA.

Entre os prêmios de jornalismo, o destaque fica por conta de duas mídias on-line, o "The Huffington Post" e o "Politico", que ganharam o Pulitzer pela primeira vez.
Distribuído desde 1917, o Pulitzer foi instituído a partir do testamento de Joseph Pulitzer, proprietário de jornal que morreu em 1911. Os premiados recebem US$ 10 mil (cerca de R$ 18,4 mil).


Nenhum comentário:

Postar um comentário