terça-feira, 24 de abril de 2012

DUO SPES NA ESPANHA, EM MAIO

Duo SPES apresenta obras brasileiras e internacionais no "V Ciclo de Música Contemporánea de Badajoz" no dia 4 de maio de 2012 às 20:00, no "Salón de Plenos de la Diputación de Badajoz". Em destaque, a estreia do Duo de Gonzalo Navarro García, obra que utiliza recursos expandidos da viola pomposa. Apresentam-se também obras de Christopher Bochmann e dos brasileiros Harry Crowl, Paulinyi, encerrando com tradicionais chorinhos de Pixinguinha.

Serviço: Recital do Duo SPES em Badajoz
Local: Salón de Plenos de la Diputación de Badajoz
Data: 4/5/2012, 20 horas
Entrada gratuita.

PROGRAMA
Harry Crowl — Vriesea Platynema (Duo de Flora Atlântica III)
Zoltan Paulinyi — Ofertório, Biduo d'ouro, Pluma, Sonhos Sonoros
Gonzalo Navarro García — Duo (estreia)
Christopher Bochmann — Dialogue III
Pixinguinha e Benedito Lacerda — Naquele Tempo, Descendo a Serra

Iracema Simon (fagote)
Zoltan Paulinyi (violino e viola pomposa)

Sobre os compositores:
Harry Crowl (1958-) é eminente compositor e musicólogo brasileiro, leciona em Curitiba e é diretor administrativo da Orquestra da Universidade Federal do Paraná. Sua obra Vriesea Platynema é o segundo movimento do Quarteto Flora Atliantica III. Juntamente com "Ofertório" de Paulinyi, exibe as qualidades singulares da viola pomposa.

Christopher Bochmann, atualmente diretor do Departamento de Música da Universidade de Évora, dedicou o Dialogue III para o Duo SPES para estreia em Lisboa em fevereiro de 2010. É peça que expande seu sistema isobemático, incorporando elementos microtonais. Isobemático, do grego isos + bema, significa "passos iguais". Refere-se ao sistema composicional utilizado principalmente pelo Bochmann. Baseia-se no estabelecimento de uma unidade intervalar (semitom ou microtom) e na adoção de um estilo estruturado na série de Fibonacci.

O Duo de Gonzalo Navarro García é honrosa estreia desta noite, dentro do Programa SPES de intercâmbio de música de câmara.

O programa termina com tradicionais chorinhos brasileiros em versão para violino e fagote pelo Duo SPES.

Fotos e informações:
http://paulinyi.blogspot.com/2012/03/v-ciclo-de-musica-contemporanea-de.html
http://spes.MusicaErudita.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário