quarta-feira, 18 de abril de 2012

10 ARTISTAS BRASILEIROS: ISABEL MENDES DA CUNHA

O BLOG ARTE BRASIL REPERCUTE A VIDA E OBRA DOS 10 ARTISTAS ENFOCADOS NA EXPOSIÇÃO ”TEIMOSIA DA IMAGINAÇÃO”, DO INSTITUTO TOMIE OTHAKE.
10 ARTISTAS CUJAS CONTRIBUIÇÕES AO UNIVERSO DA CULTURA POPULAR SÃO IMENSO E QUE JÁ CONSTITUEM PARTE VALOROSA DO BRASIL CONTEMPORÂNEO.
MAIS: www.institutotomieothake.org.br

Izabel Mendes da Cunha nasceu na Fazenda Córrego Novo, município mineiro de Itinga, no dia 3 de agosto de 1924. Mudou-se ainda jovem para Santana do Araçuaí, hoje munícipio de Ponto dos Volantes, Vale do Jequitinhonha-MG, onde mora com sua filha.

Desde a infância, dona Izabel já criava pequenas figuras de barro, imitanto sua mae que era louceira (paneleira, como é chamado na regiao do Vale do Jequitinhonha) e se dedicava à produçao de cerâmica utilitária.



Quando adulta, seguiu os passos de sua mae e começou também a fazer peças utilitárias com o barro, as quais vendia nas feiras da regiao. Dona Isabel ficou viúva, e desde entao, para ajudar no sustento dos filhos, começou a modelar outros tipos de peças, como animais e bonecas de barro. No início suas figuras consistia de cavaleiros, bois, aves e pequenos presépios, todos feitos com barro vermelho e pintados com barro branco.

No início da década de 70, a artesa iniciou a produçao de bonecas grandes, algumas com cerca de um metro de altura. Eram, em sua grande maioria, casais de noivos, com o homem vestido de terno e a mulher vestida de branco, grinalda e buquê de flores nas maos, uma marca registrada da sua obra. Outra peça que ficou muito famosa, e que começou a ser modelada ainda nesta época, foi a boneca representando uma mae amamentando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário