sexta-feira, 23 de março de 2012

O LEGADO DE CHICO ANYSIO


Ele emprestou o nome a uma cidade que deu muitas alegrias ao povo brasileiro, fundou uma escola que era uma espécie de "aula do humor", escreveu canções, participou de filmes e novelas e deu vida a personagens tão antagônicos que poderiam facilmente se relacionar entre si num imaginário país.

Síntese das gerações que produziram humor no Brasil do século XX e verdadeiramente um ator, Chico Anysio ainda me espanta pelo merecido sucesso que fez, pois não criava a piada fácil e fugia dos canônes tradicionais em que poderia ter moldado um estilo.
E muito possivelmente por isto, criou a forma" Chico Anysio" de se fazer humor. Um estilo que elevou ao nível da excelência a construção metódica dos personagens, o cuidado com o bom texto, o aprendizado com a televisão que se apresentava como um veículo a ser aperfeiçoado e o respeito à inteligência do público. Este estilo exigia um grande homem de interpretação e de criação. E o encontrou em Chico Anysio, que o fez brilhantemente em todos os momentos de sua vida artística.



A televisão mudou nas últimas décadas e aproximou-se da urgência com que a modernidade nos exige digerir informações e é claro que o humor mudou também. Lamento que estas mudanças nos façam esquecer facilmente os artistas atuais deste gênero. Mas é certo que o legado de Chico Anysio e as várias facetas do artista genial são lições a serem apreendidas por todas as gerações.

ALDO MORAES
composermoraes@hotmail.com

Um comentário:

  1. Artigo também publicado no Jornal do Brasil, UOL, Gazeta Digital, O Estadáo e Jornal Uniáo.

    ResponderExcluir