segunda-feira, 19 de março de 2012

EDUCAÇÁO TRANSFORMADORA


Hoje, o jornalista Leão Lobo ( CNT TV) apresentou uma reportagem com Escolas Municipais do Ro de Janeiro, cujos alunos estão vencendo avaliações de notas e desempenho, concorrendo com escolas particulares. O detalhe é que estas escolas públicas estão no centro da violência, pois estão instaladas em morros conhecidos e que recentemente sofreram intervenção do Estado, através das Unidades de Polícia Pacificadora/UPPs.

Os índices de evasão escolar chegam a zero. Sim, a zero! e os alunos são estimulados ao hábito da leitura, ao trabalho em conjunto e a levantarem a bandeira da paz.

No final de 2011, alunas que antes eram infratoras e possuíam um histórico lamentável, tanto do ponto de vista humano quanto do desempenho escolar, ganharam uma premiação estudantil mundial promovida por uma empresa dos Estados Unidos. Também no Rio de Janeiro.

O trabalho empenhado pelo atual Governador Sérgio Cabral e pelo Prefeito Eduardo Paes é e vai continuar sendo importante para esta mudança na educação do Rio de Janeiro. E não devemos esquecer o pioneirismo de Leonel Brizola e Darcy Ribeiro, com os CIEPs, cujo reflexo pode ser sentido hoje e deve ser ampliado com o combate ao tráfico e à violência nas comunidades.

Sem dúvida, são exemplos para o Brasil e devem ser aproveitados e estudados, como certeza de que investir na educação é sedimentar um futuro melhor para as novas gerações e para o país.

Aldo Moraes
Presidente do Instituto Cultural Arte Brasil
infoartebrasil@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário