quinta-feira, 15 de março de 2012

ACERVO DO FOLCLORISTA ALAN LOMAX ESTÁ SENDO DIGITALIZADO



O folclorista Alan Lomax foi um prodigioso colecionador de música tradicional de todo o mundo. Muito antes de surgir a internet ele já visualizava um "jukebox global" para disseminar o material que tinha coletado.

Uma década após sua morte, a tecnologia finalmente chegou até onde alcançava a imaginação de Lomax. O imenso arquivo dele abrange cerca de 5.000 horas de gravações de áudio, 120 mil metros de filme, 3.000 fitas de vídeo, 5.000 fotos e pilhas de manuscritos. Tudo isso está sendo digitalizado, para que a coleção possa ser acessada on-line. Cerca de 17 mil faixas de música já estão disponíveis para streaming gratuito e futuramente é possível que algumas delas sejam disponibilizadas para venda como CDs ou downloads digitais.

Em janeiro, o selo Global Jukebox lançou "The Alan Lomax Collection From the American Folklife Center", uma amostra de 16 gravações, que pode ser descarregada digitalmente.

Lomax gravou não apenas em todos os cantos dos Estados Unidos, mas também no Caribe, Reino Unido, Irlanda, Espanha, Itália e União Soviética. As gravações suscitaram seu interesse por comparar estilos de dança globais, razão pela qual o arquivo também inclui algo que, segundo Anna Lomax Wood, filha de Lomax, é "a maior coleção particular no mundo de filmes de dança de todas as partes do mundo".

A Association for Cultural Equity (Associação para a Equidade Cultural), responsável pelo Global Jukebox, tem trechos de 45 segundos de gravações de Lomax disponíveis em seu web site há vários anos, mas agora está digitalizando a íntegra da coleção. Um processo semelhante está em curso com os programas de rádio, as palestras e entrevistas de Lomax. Algumas músicas estão sendo vendidas em formatos que vão desde iTunes e CDs até LPs de vinil.

Músicos, educadores e outros buscam a coleção. O novo álbum de Bruce Springsteen, "Wrecking Ball", usa amostras do arquivo em duas canções.
Há pouco, o Google se interessou pelo projeto, contou Wood, interessado em criar um site para a preservação de línguas ameaçadas de extinção. Os arquivos de Lomax também contêm materiais que obteve de outros pesquisadores pelo mundo, incluindo amostras de idiomas que estão desaparecendo.
ON-LINE: ARQUIVOS DE LOMAX
Músicas, vídeos e fotos de Alan Lomax: nytimes.com

FONTE: LARRY ROHTER
NEW YORK TIMES

Nenhum comentário:

Postar um comentário