quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

MORRE MAESTRO GEDEÃO MARTINS



Morreu na tarde do último domingo (5), vítima de AVC, o maestro curitibano Gedeão Martins, que regeu e consolidou a Orquestra Filarmônica da UFPR entre 1958 e 1985. Ao lado da esposa, a maestrina Hildegard Soboll Martins, também falecida, Martins criou e manteve a Orquestra Júnior da UFPR, voltada para crianças que, quando atingiam um nível superior de estudo, eram incorporadas pela Filarmônica (então chamada de Orquestra Juvenil da UFPR).

Martins e Hildegard também foram os responsáveis pela introdução em Curitiba do Método Suzuki de violino, no fim da década de 1970, que formou uma geração de violinistas de primeira linha. Após o falecimento de Hildegard, Martins passou a viver no Lar Ebenezer, na Cidade Industrial de Curitiba. O corpo do maestro foi enterrado na segunda-feira, no Cemitério Luterano, no Alto da Glória.

Um comentário:

  1. Realmente fantástico o trabalho que realizaram pela musica erudita do Paraná. Maestrina Hildegard, sou testemunho vivo da grandeza que foi o abrir das portas de nossa alma para a música!!

    ResponderExcluir