domingo, 12 de fevereiro de 2012

INCÊNDIO DESTRÓI TEATRO OURO VERDE

O blog lamenta o incêndio que na tarde de hoje consumiu o edifício do Cine Teatro Ouro Verde, no centro de Londrina. Parte do imóvel desabou.
Alguns moradores que visualizaram o início do incêndio conseguiram adentrar no espaço para salvar arquivos do Cine Teatro. Ainda não se sabe onde começaram as chamas, que se espalharam rapidamente.

Por segurança, a Copel informou que desligará a rede de energia no centro da cidade por tempo indeterminado, principalmente na Avenida Paraná. Os moradores dos edifícios vizinhos saíram rapidamente, porém, alguns estão presos nos elevadores devido à falta de energia.
Há muita aglomeração de curiosos no local e o trânsito no arredor está congestionado pelo fato de populares pararem seus veículos para fotografar as labaredas que chegaram a mais de cinco metros.

OURO VERDE - O prédio do Cine Teatro, o maior de Londrina, foi inaugurado no dia 24 de dezembro de 1952 e é tombado, enquanto a cidade vivia o auge da exploração cafeeira, daí o nome Ouro Verde. O projeto foi realizado pelo arquiteto Villanova Artigas, contando inicialmente com 1500 lugares.

Em 1978, o Cine Ouro Verde foi adquirido pela Universidade Estadual de Londrina e seu nome foi mudado para Cine Teatro Universitário Ouro Verde, mas o nome antigo continua a ser mais utilizado.
Foi palco das mais diversas manifestações artísticas, culturais, políticas e sociais e por ali, passaram alguns dos maiores nomes da cultura nacional e do exterior, principalmente por conta dos Festivais de Teatro e Música.

Foto: Monica Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário