quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

FILMES QUE ANDO ASSISTINDO...


Assisti a alguns bons filmes nas últimas semanas e deixo um breve e simples comentários de alguns deles aos nossos leitores. Há filmes chancelados pela indicação ao Oscar e outros que adquiri ao acaso e se revelaram uma ótima surpresa. O melhor exemplo disto é o filme "Brasil animado, Stress e Relax".

Com tradução do consagrado livro de Kazuo Ishiguro ( The remains of the day) para o cinema, o filme “ Não me abandone jamais” é estrelado por Crey Mulligan e Keira Knightley é triste e intenso e deve ser visto por quem não se importa em chorar com a alma tocada por crianças internas num abrigo inglês e que são clones produzidos para serem doadores de órgãos. A luta dos jovens, a esperança vã de um destino modificado, a dor do amor impossível, a contagem do tempo que funciona para trás, a falta de identidade. Tudo é pontuado, com a não menos comovente música escrita por Rachel Portman.

A animação ”O Gato de botas” é divertida e bem realizada pelas mãos do Diretor Chris Miller. Mas vejo a cena final com a sensação de que o gato que conheci na literatura é bem diferente e foi domesticado aos novos costumes de uma sociedade politicamente correta e pouco afeita aos homens e bichos de personalidade e é claro algum desvio de caráter...

Se a interpretação de George Clooney (em Os descendentes) é naturalista e está perfeita na proposta do filme que marca a crise pessoal e familiar do milionário havaiano Matt King, a atriz Glenn Close é milimetricamente precisa e econômica no papel do homem Albert Nobbs, que dá nome ao filme. A angústia de uma mulher que há 30 anos é mordomo num hotel e se mantém ausente do mundo e acalenta o sonho de ter uma pequena tabacaria e no tempo do quase impossível, ao menos um amor na vida é tema que comove e traz na direção de Rodrigo Garcia e co-produção de várias empresas de cinema, uma delicadeza de roteiro e um final surpreendente.

Exibido no Brasil com o titulo de “Um mestre em minha vida”, baseado no livro de Athol Fugaro e estrelado por Freddie Highmore e Ving Rhames, o filme é também uma abordagem naturalista da amizade entre o garçom Sam, negro e o menino branco Hally. Isto na África do Sul, nos anos 50. O tema que poderia partir para o panfletário e o contexto político (já bastante debatidos) se concentra nas diferenças e afinidades, não entre um velho negro e um menino branco, mas entre os seres humanos. Que nunca são iguais...

Mas o roteiro de Mariana Calfabiano e Eduardo Jardim e a direção de Mariana tornam a aventura de Stress e Relax pelos 4 cantos do Brasil em busca da grande jequitibá rosa, uma animação irresistível e de uma didática descontraída e recomendável para ensinar um pouco de história, cultura, culinária e geografia às nossas crianças. Me diverti muito com uma animação nacional, de grande qualidade e com 2 personagens engraçados e cuja película traz um imenso e honesto amor ao Brasil.

Aldo Moraes
composermoraes@hotmail.com

Um comentário:

  1. Muito bom este comentário
    E parabéns aos administradores do blog
    Luiz Paraná
    Rolândia/PR

    ResponderExcluir