sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

ARTIGO "MÚSICA/DOCUMENTO''


O DVD " Clementina de Jesus/Rainha Quelé", que recebi do cineasta Werinton Kermes me deixou muito feliz com o momento em que vive a música brasileira ao ser contemplada com o olhar do cinema documentarista. Assisti recentemente na Mostra de Cinema de Londrina, o filme sobre Itamar Assumpção e no final de dezembro, o Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo, realizou 2 semanas de Mostra Cine MPB, com os filmes sobre um dos nossos maiores patrimônios culturais e referência de divulgação no exterior, que é a música. Não só a música popular com seu enorme espaço e prestígio internacional, mas também a música erudita nacional.

Com a facilidade das tecnologias digitais e o próprio avanço do cinema nacional, parte da produção e de brilhantes profissionais voltaram os olhos para o registro de momentos importantes e de personalidades da música, em diferentes enfoques sobre este segmento artístico do Brasil que é mais do que presente em nosso dia a dia.

Pude assistir e recomendo:
Palavra encantada, sobre poesia e música
Paulinho da Viola, meu tempo é hoje
Noel Rosa, Poeta da Vila
Chico Buarque, numa ampla série de suas facetas e obra, produzida pela Band
Cartola
Itamar Assumpção
Clementina de Jesus/Rainha Quelé
João do Valle, muita gente desconhece
Herbert de perto
Martinho da Vila, filosofia de vida
Nelson Freire
Caetano Veloso, coração vagabundo

É um segmento já explorado internacionalmente com filmes que entraram para a história como" Minha amada imortal" ( sobre Beethoven), "Amadeus" ( sobre Mozart) e " Ray (Charles), muitos deles vencedores em edições do Oscar e que no Brasil é fundamental, seja pelo registro e memória do patrimônio cultural e pela importância que a música possui para nosso povo. A MPB, por exemplo, educou e colocou questões políticas, literárias, humanas e socias importantes para várias gerações de brasileiros. E deu a possibilidade de talentos diversos se manifestarem e surgirem dos mais profundos sertões, num país desigual e socialmente injusto. Ali, a música, como intrumento democrático de manifestação fez justiça e mostrou-nos as caras dos Brasis.

Aldo Moraes (compositor)
Londrina PR
composermoraes@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário