sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

MÁRIO GRUBER






Morreu na quarta (28/12), aos 84, o artista plástico Mário Gruber. Ele sofria de um câncer e estava internado numa clínica geriátrica em Cotia, na Grande São Paulo.
Nascido em Santos (SP), em 1927, Gruber foi pintor, gravador, escultor e muralista. Ele foi premiado na célebre exposição "19 Pintores" em 1947, em que expôs suas obras ao lado de Aldemir Martins, Maria Leontina, Marcelo Grassmann, Lothar Charoux, Luiz Sacilotto, entre outros.
No final dos anos 40, Gruber começou a trabalhar com Di Cavalcanti e foi morar em Paris, onde ingressou na Escola Superior de Belas Artes e também conheceu Candido Portinari.
Mas o artista ficou conhecido mesmo por suas gravuras, em que sobressaía um engajamento político, sendo a fase mais fértil a produção dos anos 50. Gruber fundou o Clube da Gravura de Santos e chegou a dar aulas do suporte no Museu de Arte Moderna de São Paulo e na Fundação Armando Álvares Penteado.
Depois de conhecer o artista mexicano Diego Rivera durante uma passagem pelo Chile, Gruber também se dedicou a fazer murais e obras públicas, chegando a ter trabalhos instalados na praça da Sé, no Memorial da América Latina e no aeroporto de Guarulhos.

* na imagem, tela Fantasiado

Nenhum comentário:

Postar um comentário