sexta-feira, 18 de novembro de 2011

FÓRUM DAS LETRAS

De 11 a 15 de novembro, aconteceu o Fórum das Letras, importante evento literário mineiro. Conheça mais:

Promovido pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), o Fórum das Letras de Ouro Preto foi concebido com a intenção de promover o diálogo entre autor e público participante, além de valorizar a importância de Ouro Preto, Patrimônio Cultural da Humanidade. O principal objetivo do evento é promover a valorização da identidade, da diversidade e da literatura produzida pelos países de língua portuguesa, por meio da cooperação mútua entre Brasil, Portugal e demais nações fundamentais para a formação da cultura brasileira.

Desde sua primeira edição, em 2005, o Fórum das Letras vem recebendo os mais importantes autores da literatura contemporânea. A seleção, que reflete o cuidadoso trabalho de curadoria exercido, oferece uma amostra significativa da produção literária do mundo atual. O evento, cujas atividades são gratuitas, divide-se em Programação Principal, Fórum das Letrinhas, Ciclo Bravo! de Jornalismo Cultural e Via-Sacra Poética.

Em 2011, o Fórum das Letras norteado pelo tema "Memória do Esquecimento". Realizado entre os dias 11 e 15 de novembro se debruçou sobre a memória artística e literária de Ouro Preto, com homenagens a algumas das mais marcantes personalidades da área cultural e projetos de indiscutível importância para a nossa história. Conheça, abaixo, todos os projetos realizados sob a chancela do Fórum das Letras:

Ciclo Bravo! de Jornalismo Cultural
A parceria entre o Fórum das Letras de Ouro Preto e a Bravo!, uma das mais importantes publicações culturais do país, deu origem ao Ciclo Bravo! de Jornalismo Cultural. O projeto nasceu com o intuito de concentrar, em um só espaço, as discussões sobre literatura e jornalismo, duas áreas que tanto têm em comum, sem, é claro, deixar de privilegiar debates sobre as demais áreas do conhecimento. Com a participação de escritores, jornalistas e editores nacionais e estrangeiros, o encontro é realizado no Anexo do Museu da Inconfidência.

Via-Sacra Poética
A literatura também faz parte da noite ouro-pretana. Uma das atrações paralelas programadas para o Fórum das Letras é a Via-Sacra Poética, projeto que reúne poetas com o objetivo de levar a poesia para pontos inusitados da cidade. A intenção é promover o encontro do público com autores jovens ou já consagrados, fazendo com que a poesia seja integrada ao cotidiano da população.

Fórum das Letrinhas
Além de promover o contato entre adultos e autores, o Fórum das Letras orgulha-se de estimular a aproximação das crianças ao universo literário. A programação do Fórum das Letrinhas contempla debates entre autores e pequenos leitores, além de oficinas voltadas para o público infantil. Nelas, os pequenos têm, a cada ano, a oportunidade de saber mais sobre prosa e poesia, sempre misturando as técnicas ao aprendizado lúdico.

"Uma obra literária é, como afirma Paul Valéry, algo finito no tempo, no entanto, capaz de provocar desenvolvimentos infinitos. A literatura transforma o esquecido em memória através da palavra escrita, na medida em que faz a experiência vivida ser reproduzida infinitas vezes e de formas diferentes a cada leitura.
Ouro Preto é a cidade da arqueologia literária brasileira. Alguns dos mais importantes movimentos culturais do país ocorreram aqui. Nestas ruas, diferentes momentos da história convivem como camadas sobrepostas que formam o mais denso tecido de memória literária do Brasil.
"

Guiomar de Grammont

Nenhum comentário:

Postar um comentário