segunda-feira, 21 de novembro de 2011

ECO FUSCA

Vi uma entrevista no Programa do Zezão, na Paiquerê AM e reproduzo aqui, as informações que solicitei por email:

O EcoFusca “Thomas” é um projeto idealizado pelos empresários londrinense Jilo Yamazaki e Vicente de Lima Gongora, que nos convidaram a fazer parte desta equipe. A história teve inicio no inicio da década de 80 quando Yamazaki se formava em engenharia elétrica pela universidade estadual de são Paulo e teve como trabalho de conclusão de curso, um carro totalmente elétrico. A partir disso, o projeto sempre esteve em sua mente, sempre de olho nas novidades que surgia a respeito, ele não queria construir um carro do zero, tal como em seu trabalho de conclusão de curso, queria um carro elétrico a partir de um já existente e utilizando peças de fácil acesso no mercado, evitando importação e custos adicionais. Em uma conversa informal com Gongora, o Projeto EcoFusca começou a tomar forma.

E foi inicio deste ano, mais especificamente em março, que a equipe começou a se formar e o carro foi escolhido... O Fusca, que é um carro querido por todos os brasileiros, inclusive pelos empresários londrinenses. Seu motor a ar de 1600cc, cansado, foi deixado de lado, dando lugar a um motor de corrente alternada trifásico assíncrono de 15cv nominal, ao invés de um tanque de gasolina, 25 baterias de chumbo acido entregam energia suficiente para se rodar 60 km de autonomia e são recarregadas em uma tomada comum, com o tempo máximo de 10h, tendo um custo médio de R$ 0,07 por km, o motor é controlado por um inversor de freqüência especialmente configurado para tal uso. Como se pode perceber foi utilizado peças industriais facilmente encontrados no mercado, que tem característica de ser de baixa manutenção e relativamente baixo custo, se comparado aos kits vindos do exterior. Sua velocidade foi limitada eletronicamente por questões de segurança, pois se trata de um carro que recebeu uma quantia significativa de peso.

“As baterias são as principais limitantes nas questões de autonomia e tempo de recarga, e temos consciência de que existem outros tipos de baterias que possuem maiores rendimentos, porém isso influencia significativamente no custo do projeto que era um dos nossos principais alvos, tal como o foco na utilização urbana, onde 60 km de autonomia e 60 km/h são suficientes para cidades como a nossa.”

Hoje EcoFusca é uma realidade, após apenas sete meses, está rodando perfeitamente pelas ruas da cidade de londrina de forma confiável, econômica e principalmente limpa. Apesar de estável, nosso projeto está em constante aperfeiçoamento.

“O resultado foi surpreendente, superando nossas expectativas.” – Diz Jilo Yamazaki.
“Estamos contentes com o resultado, e a partir deste projeto, sentimos aptos a receber propostas de projetos desta linha.”

Fazem parte da equipe, os Estudantes: BRUNO MASAHARU SHIMADA (ENGENHARIA INDUSTRIAL MECÂNICA E TECNOLOGIA EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL), DANILO YAMAZAKI (ENGENHARIA ELÉTRICA), DIEGO FRANCISCO DE CARVALHO RODRIGUES (ENGENHARIA ELÉTRICA), FERNANDO LUIZ BUZUTTI (ENGENHARIA INDUSTRIAL MECÂNICA) E MARCELO SHINJI OTSUKA (ENGENHARIA INDUSTRIAL MECÂNICA). E os empresários e engenheiros eletricistas JILO YAMAZAKI e VICENTE DE LIMA GONGORA.

Para contatos: ecofusca@hotmail.com

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