segunda-feira, 21 de novembro de 2011

1º Festival de Teatro Estudantil com as Escolas de Rolândia

Festil é uma realização da “Danunó Cia de Teatro” com apoio da Secretaria de Cultura de Rolândia

Até a década de 80, as escolas do interior do país vivenciaram momentos frutíferos de cultura. Eram nestes lugares que os alunos se articulavam a fim de promoverem importantes festivais de teatro estudantil. Desses eventos, grandes nomes atuais do teatro, TV e cinema brasileiros foram lançados. No entanto, sobretudo a TV e outros entretenimentos deixaram de lado estas experiências teatrais nascidas nas instituições de ensino.

Diante desse panorama, a Danunó Cia de Teatro, com o apoio da Secretaria de Cultura de Rolândia, lançam neste mês o I Festival de Teatro Estudantil, o Festil, que nasce do desejo de fomentar o fazer teatral nas escolas de Rolândia. Para os organizadores, um evento como este é a oportunidade de dar vida a um processo continuado de formação de público, uma vez que inserido nas escolas, o teatro passará a chamar mais público para outros eventos teatrais que acontecem mensalmente no Centro Cultural Nanuk.

O evento somente será entre os dias 19 e 22 de novembro, e contará apenas com a participação de duas escolas rolandenses: Roland e Souza Naves. Para Fábio Amorim, representante da Danunó, realizadora do evento, mesmo com poucas escolas participando é necessário que se faça nascer um novo costume em nossa cidade, o de ir ao teatro, e nada melhor que plantar essa semente nas escolas. “É uma pena que temos apenas duas escolas participando nesta primeira edição”, comentou Junior Romanini, representante da Secretaria de Cultura que apóia a idéia da “Danunó”. Segundo Romanini, desde o mês de julho foram enviadas às escolas estaduais e da rede particular o regulamento bem como a ficha de inscrição para que, com muita antecedência, as escolas pudessem se organizar.
Na programação, as escolas participantes levarão ao público quatro peças. No dia 19 de novembro quem sobe ao palco são os alunos do Colégio Souza Naves com a peça “Liberdade”, uma adaptação do espetáculo “Liberdade, Liberdade”, de Millor Fernandes. No domingo, a mesma escola sobe ao palco com o monólogo “Héterego – os conflitos de um alguém”, com texto de Bianka Alls, que também dirige os dois espetáculos. Já na segunda-feira, o Colégio Roland, representado pelo Grupo de Teatro Legal vem a público com o espetáculo “As taxas do Coronel”, de Ana Maria Machado. Fechando o Festil, a escola apresenta ainda o espetáculo “Eu”, de Paulo Tatic. No Colégio Roland, ambas as peças são dirigidas por Marlene Araújo.

O Festil nomeará um ator e uma atriz para receberem prêmios de estímulo – um troféu desenvolvido especialmente para o festival – além de um prêmio especial do júri para algum destaque. A comissão julgadora será formada por profissionais de artes cênicas que não residam em Rolândia.

A Danunó Cia de Teatro informa ainda que o valor simbólico do ingresso será de R$ 3 e todo o valor será destinado para pagar o equipamento de iluminação.

Fonte: www.culturarolandia.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário