quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Mundo erudito

a) Estão abertas as inscrições para o 18º Festival Internacional de Coros
de 2012 - FESTCOROS - que será realizado nos dias 24 a 29 de setembro de
2012 na cidade de Juiz de Fora ( MG ).
Os corais interessados em participar deste evento deverão enviar para
CX.Postal 381 - CEP. 360001-970 - Juiz de Fora ( MG ) - A/C de Cirinéia
Xavier ou Dr. Domício Procópio, duas fotos recentes do coral, divulgação
no youtube do seu coral apresentando um música, curriculum do Maestro e
histórico do seu coral juntamente com ficha de inscrição. Mais: cirineia@procopio.adv.br

b) 3º FLB – Festival Internacional de Violão
Festival.Leo.Brouwer 2011
São Paulo – 20 a 30 de outubro de 2011
Inscrições Masterclasses - até 18 de outubro de 2011

Para assistir aos concertos gratuitos, basta retirar a senha com uma hora de antecedência na Biblioteca. Para informações sobre a programação completa, incluindo as inscrições para as atividades pedagógicas acesse no site: www.festivalleobrouwer.com.br

c) Convido a todos para o lançamento do meu livro "Educação Musical a Distância: Abordagens e Experiências", pela Editora Cortez.
Datas e endereços

Em São Paulo:
Dia 18/10, terça-feira, às 19h.
Local: Livraria Cortez - Rua Monte Alegre, 1074 - Perdizes
(011) 3873-7111

Em São Carlos:
Dia 19/10, quarta-feira, às 17:30.
Local: Livraria EDUFSCar - Rd. Washington Luis, km 235
(016) 3351-9621

Informações sobre o livro: http://www.lojacortezeditora.com.br/cortez-1381.html

Daniel Gohn ( o autor)

d) A projeção sonora de obras eletroacústicas pela Orquestra de Alto-falantes da UFRGS marca o início das atividades musicais na Sala dos Sons, novo espaço cultural da Universidade, criado especialmente para a música eletroacústica. A inauguração acontece no dia 4, terça-feira, às 12h30min, e tem entrada franca.
Para o evento de lançamento da Sala, foi preparada a difusão sonora da peça “Anaphore Symphocéanique”, de Jorge Antunes, pioneiro da música eletrônica no Brasil. Participam também os três compositores gaúchos selecionados para a Coletânea de Música Eletroacústica Brasileira: Frederico Richter, com a obra “Sonhos e Fantasia”; Eduardo Reck Miranda, com “Tiergaten”; e Eloy Fritsch, com “Resonance”.
A música eletroacústica é formada por técnicas provindas da música concreta e da eletrônica e busca se alinhar à linguagem contemporânea. O que a modalidade propõe é o uso de estratégias composicionais, estruturais e estéticas que se diferenciem das encontradas na composição da música instrumental em geral. O crescente interesse dos compositores diante às inúmeras possibilidades da elaboração sonora em estúdio fizeram da música eletroacústica, hoje, um gênero autônomo e uma das principais áreas de atividade e pesquisa no cenário contemporâneo.
Com o objetivo de ampliar a difusão dessa categoria musical no ambiente universitário, a UFRGS criou, então, a Sala dos Sons. No espaço, serão apresentadas ao público, uma vez por mês, obras de compositores do Instituto de Artes e de convidados, sempre nas terças-feiras às 12h30min. A coordenação do projeto é do professor Eloy Fritsch, em parceria com o Departamento de Difusão Cultural. (Foto: Rafael Ohana)

e) Entrevista com Sérgio Roberto de Oliveira, compositor que concorre ao Grammy Latino 2011 por melhor obra erudita contemporânea.

Blog: www.ongartebrasil.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário