segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Adeus, Zé



Morreu na madrugada desta terça-feira (11/10) em São Paulo o humorista José Thomaz da Cunha Vasconcelos Neto. Vasconcelos tinha 85 anos e tinha a doença de Alzheimer, tinha problemas nos rins e estava internado há duas semanas no Hospital das Clínicas de São Paulo. Ele ganhou maior fama com seu personagem gago, o “Rui Barbosa Sa-Silva”, na Escolinha do Professor Raimundo e “Escolinha do Barulho”, da Record. José Vasconcelos é considerado o pioneiro no stand-up comedy no Brasil.

Começou no rádio, meio em que se tornou célebre por fazer imitações das vozes de outros locutores e artistas em geral, como a imitação de Ari Barroso apresentando um programa de calouros.
T
ornou-se famoso por suas piadas de gagos, sendo o esquete “O Locutor de Futebol Gago” um de seus maiores êxitos. Sua habilidade de imitador proporcionou um desempenho inigualável imitando gagos, transformando estas imitações em sua marca particular.

Produziu e atuou no primeiro programa humorístico da televisão brasileira, A Toca do Zé, exibido pela TV Tupi de São Paulo em 1952.

Em 1960 gravou um disco pela Odeon, Eu Sou o Espetáculo, baseado no show de mesmo nome que apresentou por muitos anos em teatros de todo Brasil. Provavelmente foi o primeiro humorista a vender mais de 100 mil cópias de um LP do gênero. O disco tinha duração de 55 minutos, sendo o mais longo LP de humor já feito no país. Seu sucesso abriu caminho para que outras gravadoras investissem no segmento, mas o próprio Vasconcelos não conseguiu repetir o êxito de sua primeira gravação.

Também nos anos 60, esteve a frente de um projeto chamado Vasconcelândia, um parque de diversões temático, que acabou não se concretizando.

Continuou trabalhando na TV, em papéis como o do gago “Rui Barbosa Sa-Silva” na Escolinha do Professor Raimundo, além de se apresentar em casas de espetáculos por todo o Brasil.

Em 2009 foi lançado em DVD o documentário Ele é o Espetáculo, do cineasta Jean Carlo Szepilovski, uma homenagem ao conjunto de sua obra. Narrado pelo próprio humorista, apresentava depoimentos de Jô Soares, Chico Anysio e trecho de filmes e programas de rádio e TV em que atuou durante a carreira.

Afastado da televisão devido ao mal de Alzheimer, passou seus últimos anos em sua casa na cidade de Itatiba, interior de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário