segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Semana Literária - Feira do Livro 2011

A Semana Literária - Feira do Livro, realização do Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná, é um tradicional evento de literatura desenvolvido simultaneamente em todas as unidades de serviço do Sesc. Por meio de uma ampla programação cultural, com temática definida e autor homenageado, o público pode ampliar seu acesso à leitura e à literatura de maneira dinâmica e estimulante. O evento, que neste ano acontece entre 12 e 19 de setembro, promove ainda diálogo entre escritores locais, regionais e nacionais, além de fomento ao mercado livreiro. A programação atende todas as faixas etárias por meio de mesas-redondas, palestras, contação de histórias, feira de livros, entre outras atividades.

Confira a programação completa:

PALESTRAS E MESAS-REDONDAS

Dia 12 (segunda-feira) – 19h30 - Palestra de abertura

Tema: Literatura e Sociedade
Constata-se que toda obra literária contém dimensões sociológicas, políticas, filosóficas, religiosas, psicológicas ou outras, que para além do prazer estético podem servir a diferentes propósitos pedagógicos. Uma criação de natureza literária, seja no terreno da dramaturgia, do romance, da poesia, da canção popular, expressa sempre uma determinada visão de mundo, racionalizada, fantasiosa ou intuída que tem como substrato nossa existência, individual e conjunta, histórias de vidas coletivas, particulares e singulares... De um ponto de vista mais ou menos social e político, a literatura é uma expressão estética das relações que estabelecemos entre nós e com o nosso entorno para formar isso que chamamos de sociedade ou cultura.
Escritor: Mário Prata

Mario Prata nasceu em Uberaba (MG) em 1946. É escritor, dramaturgo, jornalista, cronista e um dos nomes mais importantes da literatura humorística brasileira. Entre seus livros estão "O morto que morreu de rir", "James Lins, o playboy que não deu certo", "O diário de um magro", "Filho é bom, mas dura muito", e mais recentemente, "Sete de paus". Suas crônicas foram publicadas nos principais veículos brasileiros, como Época, IstoÉ e Estadão. O autor assina também o roteiro de algumas telenovelas globais, como "Estúpido Cupido" e Bang Bang".

Mediador: Cláudio Osti
Local: Salão de Eventos do Sesc Londrina
Público: Professores, estudantes, comerciários, comunidade geral.

Dia 13 (terça-feira) – 19h30 - Palestra homenagem a Antonio Candido

Antonio Candido nasceu em 1918. Com a concessão do Prêmio Camões ao professor e crítico literário Antonio Candido, em 1998, apenas se confirma o que a maior parte dos estudiosos de literatura já sabia: trata-se da maior figura da crítica e da pesquisa em literatura do século XX no Brasil. Sua obra, respeitada até mesmo pelos que discordam de suas análises, constitui-se como um marco para a compreensão não somente da literatura, mas do próprio pensamento brasileiro. Possuidor de uma leitura dotada de extrema sensibilidade e de uma argúcia capaz de identificar entre a multidão de produções literárias aquelas que vão tornar-se as mais fundamentais para a cultura brasileira, como nos casos de Clarice Lispector e de Guimarães Rosa, Antonio Candido há muito vem formando várias gerações de críticos literários e professores que ainda hoje aplicam em seus estudos as lições aprendidas com o mestre. Inaugurando uma crítica sociológica moderna no Brasil, suas análises sabem dar prioridade ao texto, iluminando-o em suas múltiplas faces, sem submetê-lo a ideologias prévias ou reduzi-lo a teorias e contextos.

Palestrante: Neuza Ceciliato de Carvalho

Neuza Ceciliato formou-se em Letras pela UNESP – Assis, fez Mestrado e Doutorado em Literaturas de Língua Portuguesa e Pós-Doutorado na PUC – RS em Teoria da Literatura e Ensino. Foi docente da UEL no curso de Graduação em Letras, do Curso de Especialização em Literatura Brasileira e do Programa de Mestrado em Letras. É membro do Grupo Interinstitucional de Pesquisa: "Leitura e Literatura na Escola" (com sede na UNESP/Assis-SP), tendo publicado alguns livros em parceria com pesquisadores deste grupo.

Local: Sala de Espetáculos do Sesc Londrina
Público: Professores, estudantes, comerciários, comunidade geral.

Dia 14 (quarta-feira) – 19h30 - Mesa-redonda: Literatura e Sedução

Muito se discute a respeito do poder, ou a decadência do poder, da literatura no mundo contemporâneo. Esquece-se, muitas vezes, que um grande livro não se impõe somente através do marketing, do mercado, das estratégias publicitárias, mas através de sua capacidade de seduzir o leitor. É quando falha nesse esforço de sedução que um livro fracassa. Quando é bem sucedido, se consagra.

O poder dos escritores não tem relação alguma com a força, a autoridade, ou a arrogância. Também não é um resultado direto de estratégias industriais, ou comerciais. Um escritor se impõe, ao contrário, quando consegue arrastar o leitor para o interior de seu mundo pessoal, quando o atrai com suas narrativas e seus versos, quando envolve o mundo com a delicadeza da fantasia. O escritor é, em última instância, um sedutor, por quem o leitor se apaixona, ou a quem ele rejeita. Escrever é, um pouco, a arte de seduzir
Escritores: João Anzanello Carrascoza, Maurício Arruda Mendonça e Edson Holtz

João Anzanello Carrascoza - nasceu em Cravinhos, SP. É escritor e professor da ESPM e da Escola de Comunicações e Artes da USP, onde fez mestrado e doutorado. Publicou os livros de contos O vaso azul, Duas Tardes, Dias Raros. O volume do silêncio e Espinhos e alfinetes, entre outros, além de novelas para o público infantojuvenil. Participou do programa de escritores residentes da Ledig House (EUA), Château Lavigny (Suíça) e Sangam House (Índia). Dos prêmios que recebeu destacam-se o Guimarães Rosa/ Radio France Internationale e o Jabuti.

Maurício Arruda Mendonça é londrinense, poeta, tradutor e dramaturgo. Mantém parcerias como letrista com o compositor Bernardo Pellegrini, é dramaturgo colaborador do Armazém Companhia de Teatro. Foi professor de Teoria e História do Teatro e Coordenador da Escola Municipal de Teatro de Londrina. É Mestre em Letras pela UEL, atualmente cursa o doutorado em Letras desta mesma instituição.

Edson Holtz Leme é graduado em História pela Universidade Estadual de Londrina, especialista em Arquivologia (USP) e Gestão Universitária (UEL), doutorando em História Social (UNESP). Atuou, também, como técnico junto ao Centro de Documentação e Pesquisa Histórica (UEL) sendo responsável pela organização do acervo do Laboratório de História Oral. Autor do livro Noites Ilícitas (EDUEL).

Mediador: Eloyr Pacheco
Local: Sala de Espetáculos do Sesc Londrina
Público: Professores, estudantes e comerciários

Dia 15 (quinta-feira) – 19h30 - Mesa-redonda: Literatura e Civilização

A arte sempre foi apontada como um reduto da civilização. Freud chegou a formular o conceito de “sublimação”, oferecendo assim a arte como uma via civilizada e benigna para o controle das energias agressivas dos indivíduos. O mundo contemporâneo precisa de gentileza e de delicadeza, necessidade cada vez mais de educação e de civilidade, e a arte é sempre vista como um caminho precioso para conquista disso.

Contudo, a arte e a literatura de hoje parecem sacudidas, invadidas mesmo, pelos ventos de destruição e morte que sopram no mundo. Livros e filmes “indigestos” ganham prêmios, chegam às listas de Best Sellers e se consagram. De outro lado, muitos leitores já não aceitam uma arte “positiva” _ confinando-a no reduto pouco valorizado da “auto-ajuda” e da diversão. É possível usar a literatura para recuperar a grandeza da existência? Pode a literatura nos devolver a humanidade?

Escritores: Luís Henrique Pellanda e Eliane Brum
Luís Henrique Pellanda é escritor, jornalista, dramaturgo, roteirista e músico. É autor do livro de contos O macaco ornamental (2009) - obra que conquistou o segundo lugar no prêmio Clarice Lispector da Fundação Biblioteca Nacional e organizador da coletânea As melhores entrevistas do Rascunho (2010). Também é cronista e coeditor do site Vida Breve, subeditor e colunista do jornal literário Rascunho e coeditor do blog de literatura e música Eletroficção.
Eliane Brum nasceu em Ijuí, Rio Grande do Sul. É jornalista, escritora e documentarista. Foi repórter do jornal Zero Hora e da Revista Época. É colunista do site da revista Época e cronista do site Vida Breve. Como jornalista, ganhou mais de 40 prêmios nacionais e internacionais. Seu documentário de estréia, Uma História Severina de 2006, recebeu mais de 20 prêmios. Lançou três livros de reportagem: Coluna Prestes – o avesso da lenda (prêmio Açorianos de autora-revelação), A vida que ninguém vê (prêmio Jabuti) e O olho da rua. Em junho deste ano, lançou seu primeiro romance, Uma Duas (Leya).
Mediador: Gisele Rech
Local: Sala de Espetáculos do Sesc Londrina
Público: Professores, estudantes e comerciários


Dia 16 (sexta-feira) – 19h30 - Mesa-redonda: Literatura e Cidades
Será a literatura capaz de dar conta da vida cotidiana? Em que medida ela reflete e interfere no dia a dia dos habitantes das grandes cidades? Em nosso mundo urbano, o romance já não é _ como nos tempos de Emma Bovary _ um refúgio para o tédio da província. Ao contrário, ele é lido nos metrôs, nas piscinas, nas praias, nos escritórios, nos cafés, tornando-se um lugar de recolhimento e de reflexão, mas também de lazer e distração, em meio ao burburinho e ao caos das grandes cidades.
De que maneira o romance _ na longa tradição que vem do Quixote, de Cervantes, chega à Bovary, de Flaubert, e desemboca nos russos _ sobrevive nas grandes metrópoles de hoje? Ele se torna um lugar de fuga ou, ao contrário, um reduto de reflexão e ação? Expostos nos supermercados, nos aeroportos, nas bancas de jornal, conservam ainda as ficções e a poesia seu poder de contestação, de rebeldia e de reflexão?
Escritores: João Paulo Cuenca e Tatiana Salem Levy

João Paulo Cuenca nasceu no Rio de Janeiro. É autor dos romances "Corpo presente", “O dia astroianni” e “O único final feliz para uma história de amor é um acidente”. Nos últimos anos escreveu crônicas semanais para jornais como Tribuna da Imprensa, Jornal do Brasil e O Globo. É autor do seriado da TV Globo “Afinal, o que querem as mulheres?” (2010) e de uma peça de teatro, “Terror” (2011). Participou de diversas antologias literárias, dentro e fora do país. Seus livros ganharam edições em Portugal, Itália e Espanha.
Tatiana Salem Levy escritora formada em Letras pela UFRJ, com Doutorado pela PUC-Rio.Sua primeira publicação é o livro teórico "A Experiência do Fora: Blanchot, Foucault e Deleuze". Autora do romance "A Chave de Casa", Prêmio São Paulo de Literatura 2008, na categoria Autor Estreante, publicado em seis países. Organizou, com Adriana Armony, a antologia “Primos – histórias da herança árabe e judaica” (2010) e publicará em breve seu segundo romance.
Mediador: Karen Debértolis
Local: Sala de Espetáculos do Sesc Londrina
Público: Professores, estudantes e comerciários

OFICINAS
Dia 13/09 (terça-feira) – às 15h e 17h - A vida em 140 caracteres

A oficina abordará as redes sociais mais evidentes no Brasil hoje: Twitter e Facebook. Ambas são ferramentas gratuitas disponibilizadas na Internet de extrema importância para desenvolver um trabalho positivo e manter uma interação direta com o público.
Realização: Matheus Pacheco (MERP)
Matheus Pacheco é Produtor Cultural do Garagem Hermética, multimídia, músico e DJ. Trabalhou na Dixit Design, fez a produção gráfica do Cine Santander Espanha (SP), e mais tarde passou pela 141 Newport e pela 141 Preview. Em 2009 criou a Terceira Arte, para prestar serviços de agenciamento de artistas, promoção de eventos e para criar campanhas publicitárias para agências de propaganda.
Local: Hall de entrada do Sesc Londrina
Público: acima de 15 anos

Dias 13 e 14/09 (terça e quarta) às 14h30 às 17h30 - Oficina de leitura vocal

A oficina vai trabalhar e transmitir os fundamentos da boa leitura em voz alta, proporcionar formação técnica a leitores em diferentes contextos, treinar leitura vocal e interpretação de textos para diferentes situações.

Realização: Douglas Martins

Douglas Martins é formado em jornalismo na UEL, comunicador social, locutor, apresentador e redator de emissoras de FM e trabalhou nos meios de comunicação mais expressivos da cidade.

Local: Sala Vip do Sesc Londrina
Público: Professores, estudantes, jornalistas, atores, comunicadores entre outros.
Dias 13, 14 e 15/09 (terça à quinta-feira) – 9h às 12 horas - Oficina de Encadernação Artesanal
A Oficina ensina uma técnica básica de encadernação artesanal. Além da confecção de um ‘miolo’ para caderno, o participante aprende a montar três tipos de capas diferentes. Na Oficina de Encadernação, o aluno encadernará um “Tutorial de Encadernação”, fornecido já impresso. Em resumo, combinam-se aspectos da tecnologia de comunicação mais avançada com um artesanato simples e básico.

Realização: Ernesto Kramer
Nasceu em Buenos Aires e foi criado no Chile, após viajar por mais de 30 países adotou o Brasil desde 1983. Mora atualmente em São Carlos (SP). É mestre em psicologia aplicada. Escritor e publica suas próprias obras, têm mais de 20 livros de temas variados. Aprendeu a fazer papel reciclado e hoje vende cadernos artesanais, edita e produz livros em geral.
Local: Experimentoteca do Sesc Londrina
Público: Professores, bibliotecários, escritores e comunidade em geral (lista de material no SAC).

Dia 16/09 (sexta-feira) – 19h às 21h - Oficina de Rimas

Realização: DJ Adriano Pereira Lopes e WMC
A essência da oficina de rimas é mostrar que qualquer pessoa tem capacidade para fazer música, independente de qual melodia utilizar – samba, rap, rock, MPB entre outras. O profissional seleciona e roda as mais diferentes composições, trabalhando e diversificando seu conteúdo.

DJ Adriano Pereira Lopes atua na área há mais de 10 anos. Foi professor da antiga Casa de Hip Hop, do Centro Integrado de Atendimento ao Jovem Acusado de Ato Infracional (CIAD) e fez diversos trabalhos em comunidades de Londrina, além de realizar um trabalho em parceria com o WMC.
Washington Luis dos Santos é mais conhecido como WMC e atua há 15 anos no cenário do Hip Hop . Trabalha como dançarino, grafiteiro e como Happer. Foi professor da antiga Casa do Hip Hop, Centro Integrado de Atendimento ao Jovem Acusado de Ato Infracional (CIAD) e Educandário de Londrina.
Local: Salão de Eventos
Público: acima de 15 anos
ESPETÁCULOS

Dia 16/09 (sexta-feira) – às 10h30 (agendamento prévio)
Espetáculo: O menino que ganhou uma boneca
Cia Teatral Tipos & Caras – Maringá PR
Sinopse: Paulinho ganha de presente na sua festa de cinco anos, uma boneca. Ninguém sabe quem deu, pois o pacote estava misturado entre os outros presentes e ninguém assume a autoria. O garoto gosta da boneca, mas se vê numa situação constrangedora diante dos amiguinhos. No decorrer do espetáculo, que é uma mistura de atores e fantoches, Paulinho passa a observar as situações do cotidiano e começa a levantar alguns questionamentos como: por que menino não pode brincar de boneca? E vai descobrindo que os brinquedos são um treinamento para a vida adulta e que a boneca é uma ferramenta para se exercitar a paternidade.

Local: Salão de Eventos do Sesc Londrina
Público: Livre

Dia 17/09 (sábado) – às 10h (retirar convites 1h antes do espetáculo no Sesc Londrina)
Espetáculo: Do Cururu ao Tororó
Projeto Cantoria – Londrina PR

A montagem resgata clássicos do cancioneiro infantil, que são interpretados no palco pela cantora Meire Valin em companhia da atriz Fernanda Stein e do músico Wesley Florêncio. A pesquisa de repertório realizada por Meire e Fernanda garimpou canções de baú como ''Sapo Cururu'', ''Marcha Soldado'', ''Sambalelê'', ''Fui no Tororó'' e ''O cravo e a Rosa''. ''São músicas de tradição oral, do tempo de nossos avós, desconhecidas para as crianças de hoje.
Local: Sala de Espetáculos do Sesc Londrina
Público: Livre
PROGRAMAÇÃO INFANTIL
Obs: com agendamento antecipado pelo fone 3378-7830

Dias 13, 14, 15 e 16/09 - 8h às 11h30 e 14h às 17h30
Contação de Histórias (Palavras Andantes)
Palavras Andantes é um grupo de contadoras de histórias que fará apresentações às crianças de títulos infantis de autores consagrados.
Literatura Cantada (Dupla Josefina e Catarina)
Atriz e cantora farão uma interpretação de um livro infantil transformando-o em uma encenação musical, trazendo alegria e dinâmica à história.
Oficina de Agendinha Literária
Nesta oficina as crianças farão a customização da capa de uma agenda literária através da técnica de papietagem e colagem.
Local: Salão de Eventos e Sala de Música do Sesc Londrina

EXPOSIÇÕES

Sentimentalidades
“Sentimentalidades” procura estimular o olhar aos registros da alma, com instantâneos do coração de um fotógrafo amador. São registros que muitas vezes passam despercebidos, por motivos diversos da selva urbana, mas que podem nos trazer diferentes percepções. Através de cada fotografia, tentar resgatar em sua memória, seus próprios instantâneos sentimentais de amor, fé, esperança, solidão, melancolia, indiferença, sonhos, entre outros.

Fotógrafo: José Fernando Ogura
Nascido em Curitiba/Pr, começou a fotografar em 2007, sempre de maneira amadora. Colaborou com fotos nos guias de viagem Frommers e Schmap; na revista Standing Toghether Against Domestic Violence, de Londres; em 2009 foi selecionado através do Flickr, a ceder imagens para a agência Getty Images americana.
Portfólio: www.flickr.com/jfogura

Local: Galeria de Artes do Sesc Londrina
Período: 12 a 17 de setembro

Exposição Antônio Cândido – autor homenageado no evento
Antonio Candido nasceu em 1918. Com a concessão do Prêmio Camões ao professor e crítico literário Antonio Candido, em 1998, apenas se confirma o que a maior parte dos estudiosos de literatura já sabia: trata-se da maior figura da crítica e da pesquisa em literatura do século XX no Brasil.

Local: Salão de Eventos
Período: 12 a 17 de setembro

Mostra Ilustres Idéias de Ilustração Infanto-Juvenil
Exposição dos originais e esboços de trabalhos produzidos pelos participantes do Curso de Formação de Ilustradores de Livros Infantis coordenados pela professora Lara Haddad. Publicação da Revista Ilustres Idéias para Preservar o Planeta (com a gente dentro!), um lúdico trabalho de conscientização sobre nossos bons e maus hábitos através de mini-histórias narradas pelos participantes do projeto, unicamente através de imagens. O Projeto tem patrocínio da Secretaria de Cultura de Londrina, através do PROMIC (Programa Municipal de Incentivo à Cultura) é aberto a todos.

Local: Salão de Eventos do Sesc Londrina
Período: 12 a 17 de setembro

CAFÉ LITERÁRIO
Dia 13/09 (terça-feira) 17h
'Bullying - uma brincadeira que não tem graça'
Maria Rita Zoéga Soares, Milene Ferraza, Mariana Amaral (psicólogas)
Ilustrações Lucas Shimada Rodrigues; Marcelo Kioyassu Nakasse
Local: Biblioteca do Sesc Londrina

Dia 14/09 (quarta-feira) 17h
‘Duas ou três páginas despretensiosas’- a crônica de Rubem Braga e outros cronistas
Luiz Carlos Simon (docente da UEL)
Local: Biblioteca do Sesc Londrina
CAFÉ COM LETRINHAS – ENCONTRO COM ESCRITORES INFANTIS
Dia 13/09 (terça-feira) 10h e 15h
O Engenho da Imaginatião III - Tião Balalão entre bruxas e sacis etc.
Tião Balalão
Local: Biblioteca do Sesc Londrina

Dia 14/09 (quarta-feira) 10h e 15h
'Brincar e estudar é só começar'
Silvia Regina de Souza
Verônica Bender Haydu
Ilustrações de Heloisa Pintarelli
Local: Biblioteca do Sesc Londrina

Dia 15/09 (quinta-feira) 10h e15h
'É assim que a banda toca'
Valdir Clóvis de Assis
Ilustrações Solange Sayuri Yamashita
Local: Biblioteca do Sesc Londrina

Dia 16/09 (sexta-feira) 10h e 15h
Coleção ‘É o bicho’ e ‘Coisas de Criança’
Mario Furtado
Mari Marques
Local: Biblioteca do Sesc Londrina

ATIVIDADES ESPECIAIS
Performance Literária
Artistas performáticos farão leituras das obras dos autores locais em espaços diversos da cidade.
Local: Escolas Públicas, Faculdades, Universidade e Sesc

CINEMA

Mostra leituras poéticas no cinema
- Vale dos Poetas (dir.: Marcílio Brandão, BRA, 2002, 21 min.)
- Wenceslau e a Árvore do Gramofone (dir.: Adalberto Muller, BRA, 2008, 15 min.)
- Litania da Velha (dir.: Frederico Machado, BRA, 1997, 16 min.)
- Infernos (dir.: Frederico Machado, BRA, 2006, 13 min.)
Mostra Cinema Paranaense em Expansão 2011
- Meu Medo (dir.: Murilo Hauser, BRA, 2010, 12 min.)
- Deus (dir.: João Krefer, BRA, 2010, 5 min.)
- Mesera (dir.: Pedro Merege, BRA, 2010, 11 min.)
- Bolpebra (dir.: Guilherme Marinho, João Castelo Branco, Rafael Urban, BRA, 2011, 8 min.)
- Haruo Ohara (dir.: Rodrigo Grota, BRA, 2010, 16 min.)
- Vó Maria (dir.: Tomás von der Osten, BRA, 2011, 6 min.)
De 12 a 16/09 às 14h
Local: Sala de Espetáculos Sesc
APRESENTAÇÃO DE DANÇA URBANA
Prof. Édio Elias Gonçalves

Grupo de Dança Urbana de Idosos
Dia 12 (segunda-feira) 16h
Local: Hall de entrada do Sesc Londrina

Grupo ‘A Rua Dança a Cidade’
Dia 14 (quarta-feira) 18h
Local: Hall de entrada do Sesc Londrina
LIVRARIAS
Participação de livrarias e comercialização de livros para o público adulto e infantil.
Livraria UEL/EDUEL, Livraria Redacional, Destak do Livro, Revistaria Odisséia, Ciranda : Música Literatura e Brinquedos, ME Furtado e Livraria Bom Livro.
De 12 a 17/09 – 2ªa 6ªdas 8h às 19h30 e sábado das 8h às 12h

Parceria:
Universidade Estadual de Londrina
Os certificados serão fornecidos pela UEL – Universidade Estadual de Londrina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário