quinta-feira, 8 de setembro de 2011

MUNDO ERUDITO


a) Concurso Ospa para Jovens Solistas, Regentes e Compositores

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre está realizando a 17ª edição do Concurso para Jovens Solistas, Regentes e Compositores. O objetivo é oferecer a jovens músicos e regentes oportunidade de participar de concertos da Ospa na temporada de 2012 e oportunizar que novos compositores tenham sua obra divulgada e executada pela orquestra. O período de inscrições tem duração de um mês, iniciando no dia 29 de agosto. A abertura das inscrições para candidatos a compositores inicia somente em março de 2012.
Poderão inscrever-se candidatos brasileiros ou estrangeiros, residentes no Brasil ou exterior. O concurso é dividido em quatro categorias – Solistas Instrumentistas (piano, violino, viola, violoncelo, contrabaixo, violão, flauta transversa, flauta doce, oboé, clarineta, saxofone, fagote, trompa, trompete, trombone tenor, trombine baixo, tuba, percussão e harpa), Solistas Vocais (soprano, mezzo-soprano, contralto, tenor, barítono e baixo), Regentes e compositores. Cada candidato só poderá concorrer em apenas uma categoria. Na categoria Solistas Instrumentistas só é permitida a inscrição em um instrumento.
Haverá três etapas de seleção: a fase classificatória, eliminatória e a final – esta última ocorrerá em Porto Alegre, onde os candidatos deverão interpretar uma obra (no caso dos regentes, deverão fazer uma prova de regência) para avaliação de uma comissão julgadora.
A inscrição pode ser feita diretamente na sede administrativa da Ospa ou via SEDEX. Será necessário preencher a ficha de inscrição, declaração de ciência dos termos do regulamento do concurso e um DVD com a gravação do candidato, executando a peça especificada no regulamento.
Maiores informações, regulamento do concurso e formulário de inscrição estão no site http://www.ospa.org.br/?p=2151.

b) CIDDIC/Unicamp abre edital para o projeto PERFORMANCE 2012

EDITAL

1. Objetivos:
Dentre as diretrizes de trabalho da Orquestra Sinfônica da Unicamp em sua nova fase, destacamos o nosso papel de atuar não só como uma Orquestra Sinfônica tradicional, mas dedicarmos parte da temporada anual para a missão de atuar como um laboratório formado por um corpo de técnicos musicais a serviço da pesquisa em performance em arte, para este fim o CIDDIC lança o projeto PERFORMANCE.
Este projeto visa, criar convênios com projetos no Brasil e exterior que tenham seu foco na pesquisa ligada a performance musical (solistas, compositores e regentes) e cujo objeto final de pesquisa seja a produção musical de um concerto que necessite uma Orquestra Sinfônica para sua realização.
O presente projeto visa estabelecer uma parceria com o pesquisador para que este tenha a sua disposição uma Orquestra Sinfônica como laboratório para pesquisa em música.
2. Laboratório de Pesquisa da Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU).
Serão selecionados até 6 projetos de mérito destacado para estabelecer parceria com o CIDDIC no uso do Laboratório de Pesquisa da Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU
O laboratório será formada por um corpo de Orquestra Sinfônica Clássica formado por: 2 flautas e/ou flautim, 2 oboés, 2 clarinetes, 2 fagotes, 4 trompas, 3 trombones, 1 tuba, cordas (6.6.4.4.2) e 2 percussionistas, 1 regente, 1 arquivista, sala de ensaio Almeida Prado (155 metros quadrados, à rua Alberto Sayão, sem número, campus Unicamp) e sala de concerto a ser definida. O pesquisador poderá propor o uso de todo o laboratório ou parte dele (orquestra de cordas, formações menores, entre outros).
O laboratório OSU estará a disposição para os 6 projetos aprovados durante 6 a 8 serviços (ensaios/trabalhos/ gravações e/ou masterclasses) no período do ano de 2012 a ser definido pelo próprio CIDDIC.
O pesquisador poderá filmar/gravar o trabalho e caberá a ele a responsabilidade sobre as partituras e sobre os direitos autorais. A elaboração de material de divulgação (folder, cartaz, programa de concerto) ficará por conta do CIDDIC.
Não há ajuda financeira para os projetos, entretanto até 2 projetos dos 6 selecionados poderão receber uma ajuda extra de até 5000,00R$ para custos não cobertos estadia e produção especifica (aluguel de equipamentos de luz, som, estúdio, teatro, entre outros).

3. Inscrições:
3.1. Poderão se candidatar pesquisadores que estejam atuando como pesquisador em um projeto ligado a performance musical (solista, compositor, regente) em alguma universidade brasileira ou estrangeira que necessite de um corpo orquestral para sua realização final.
3.2. O prazo de inscrição será entre 20 de setembro e 20 de novembro.
3.3. O candidato deverá enviar ao CIDDIC o seguinte material:
- Resumo do Projeto de Pesquisa incluindo cópia da partitura e informações detalhadas sobre a produção necessária (adequada as descrições acima do Laboratório de Pesquisa da Orquestra Sinfônica da Unicamp).
- Cópia do Lattes,
- Breve biografia de 10 linhas times new roman incluindo contatos pessoais
- Cópia da partitura a ser executada (grade e se possível partes).
- Carta de recomendação do orientador (caso haja)
4. Seleção:
4.1. Os projetos serão julgados por uma comissão formada por uma banca formada pela Direção do Ciddic, 2 pesquisadores e Regente (técnico responsável).
4.2. Os critérios de escolha do projeto serão baseados em: qualidade e relevância do projeto, adequação às diretrizes do CIDDIC, adequação às características do laboratório e ineditismo.
4.3. Os projetos selecionados serão comunicados até 20 de janeiro para firmar as parcerias visando a realização em data a ser proposta pelo CIDDIC-UNICAMP durante o período letivo de 2012.
4.4. Os projetos selecionados serão informados até março de 2012 sobre sua realização.
5. Contato:
email: cdmusica@unicamp.br
endereço:
Centro de Integração Documentação e Difusão Cultural – CIDDIC
Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Biblioteca Central - Piso Térreo
Rua Sérgio Buarque de Holanda, nº 421 -Barão Geraldo
CEP 13083-859 Campinas, SP
Fone: 19 - 35216734

c) I Bienal Música Hoje

A Universidade Federal do Paraná promove, entre os dias 29 de Agosto e 4 de Setembro, a I Bienal Música Hoje, evento internacional voltado à difusão de música contemporânea. Nos últimos quinze anos, Curitiba tem visto - pela primeira vez em sua história - uma importante movimentação de música nova. A cidade conta hoje com um grande número de estudantes de composição musical e diversos compositores em atividade, e muitos dos que se formaram em composição aqui encontram-se hoje em atividade na Europa e na América do Norte. A I Bienal Música Hoje, com apresentações de grupos nacionais e convidados internacionais da cena de música contemporânea, vem para fazer esta conexão entre o efervescente potencial criativo da cidade e tudo aquilo que se produz no gênero ao redor do mundo, colocando Curitiba no circuito internacional de música nova e vinculando a valorização e difusão da diversidade cultural e artística brasileira ao panorama internacional de música contemporânea. Os concertos apresentados na I Bienal Música Hoje são complementados pelo Seminário de Inverno de Música Contemporânea em Curitiba, com palestras e oficinas com músicos, regentes, compositores e professores do Brasil e do exterior.

Entre as atrações da I Bienal Música Hoje figuram os grupos Platypus Ensemble (Viena – Áustria), Duo Fla-∏ (Curitiba), Ensemble Cross.Art (Stuttgart – Alemanha), Duo Fernando Rocha e Ana Cláudia Assis (Belo Horizonte), 2dB Duo (Rio de Janeiro) Sextante do Mato Grosso (Cuiabá), Ensemble EntreCompositores (Curitiba/São Paulo/Rio de Janeiro/Viena/Bremen), Orquestra Filarmônica da UFPR e Orquestra Sinfônica do Paraná – que realiza durante o evento a etapa final de seu I Concurso Nacional de Composição CCTG/OSP/UFPR. Entre os compositores, figuram nomes como Sorin Lerescu (Romênia), Edson Zampronha (Espanha/Brasil), Antonio Borges Cunha (Porto Alegre) e Roberto Victorio (Cuiabá), entre outros, além de importantes compositores da cidade, como Harry Crowl e Maurício Dottori. A I Bienal Música Hoje é realizada em parceria com as principais instituições culturais de Curitiba, como Centro Cultural Teatro Guairá, Capela Santa Maria (Fundação Cultural de Curitiba), SESC da Esquina e Paço da Liberdade, Goethe-Institut, Escola de Música e Belas Artes do Paraná, e Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

d) 5º Encontro Internacional de Percussão
De 9 a 12 de novembro 2011
Inscrições de 5 de setembro até 31 de outubro
Taxa de inscrição: R$ 20 (em caso de desistência, o valor recolhido não será devolvido)
Informações: (15) 3205 8444 ou www.conservatoriodetatui.org.br/epercussao
Informações à imprensa
Kaio Monteiro – comunica@conservatoriodetatui.org.br / (15) 3205 8464

Nenhum comentário:

Postar um comentário