terça-feira, 27 de setembro de 2011

Morre a ativista queniana Wangari Maathai, Nobel da paz




A ativista queniana Wangari Maathai, ganhadora do Prêmio Nobel da Paz 2004, morreu em decorrência de um câncer. A confirmação foi feita nesta segunda-feira (26) pelo movimento que ela fundou, o Cinto Verde.

Maathai morreu aos 71 anos no hospital de Nairóbi após uma longa luta contra o câncer. "A morte de Maathai é uma grande perda para todos os que a conheciam e para quem admirava sua determinação para fazer um mundo mais pacífico, mais saudável e um lugar melhor", acrescentou o site da instituição.

Vida
Maathai tinha três filhos e uma neta. Ela foi uma das primeiras mulheres de África Ocidental com uma cátedra universitária, com doutorado em Biologia.

Em 1977 fundou o Movimento Cinto Verde, um dos programas de mais sucesso de proteção do meio ambiente, graças ao qual se plantaram no Quênia 20 milhões de árvores, sobretudo por mulheres.

Em 2004, quando o Comitê Nobel de Oslo anunciou a concessão do prêmio a Maathai destacou sua posição "à frente da luta para promover um desenvolvimento ecológico, que seja viável socialmente, economicamente e culturalmente, no Quênia e na África" (com agência EFE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário