quarta-feira, 21 de setembro de 2011

LONDRINENSE RECEBE PRÊMIO POR PESQUISA SOBRE IDOSOS

Tombos são comuns na infância e velhice, mas enquanto as crianças se recuperam rapidamente, entre os idosos as quedas são a terceira causa de mortalidade e a primeira de morbidade (incapacidade física). À medida que crescemos aprimoramos este equilíbrio por meio do desenvolvimento motor natural mas se não mantivermos um estilo de vida saudável com caminhadas e atividades físicas, poderemos perder 70% desta capacidade ao chegar à terceira idade. Um estudo recente feito por um aluno da Unopar suporta essas evidências e destaca a importância da caminhada para a manutenção do equilíbrio postural e a prevenção de quedas entre os idosos.

A pesquisa de Márcio Rogério de Oliveira, aluno do último ano do curso de Fisioterapia da Unopar obteve destaque e ganhou o Prêmio Funadesp (Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular) de Iniciação Científica – ano 2011. Márcio vai receber o prêmio no próximo dia 3 de outubro no Centro Universitário São Camilo, em São Paulo, durante o IX Encontro Anual da Rede de Dirigentes de Graduação das IES Particulares.

O trabalho de Márcio recebeu o título de "O Impacto da Capacidade Funcional de Exercício no Equilíbrio Postural de Idosos" e foi realizado sob a orientação do professor doutor Rubens Alexandre da Silva Junior, do programa de mestrado em reabilitação, como uma linha de pesquisa dentro do Projeto EELO (Estudo Epidemiológico sobre Longevidade em Londrina), que já existe na Unopar desde junho de 2009.

Fonte: site Bonde

www.bonde.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário