segunda-feira, 1 de agosto de 2011

UEL 40 ANOS


Começa na próxima segunda-feira (1º) a programação oficial em comemoração dos 40 anos da UEL. As atividades incluem exposições, apresentações artísticas, lançamentos e homenagens e têm o objetivo de integrar a população e a comunidade interna, tendo como foco quatro décadas de ensino, pesquisa e extensão.

A programação terá início com a entrega da galeria de fotos de diretores superintendentes do Hospital Universitário (HU). A cerimônia começa às 8h30, no próprio hospital. No mesmo dia, a partir das 11 da manhã, estudantes e professores farão um corpo-a-corpo com a população, no Calçadão de Londrina. Nos estandes serão prestadas informações sobre cidadania, serviços públicos e sobre prevenção de doenças.

Para que a população possa entender um pouco sobre a importância da Universidade, algumas unidades deverão se deslocar até bairros e demais locais públicos. Pela primeira vez músicos que integram a Orquestra Sinfônica da UEL (OSUEL) deverão se apresentar no Mercadão Municipal Shangri-lá, espaço bastante frequentado nos finais de semana. A apresentação do Grupo de Sopros da Orquestra Sinfônica será no sábado, 6 de agosto, a partir das 10 horas. O mesmo grupo repete a apresentação em 18 de setembro, na Feira Livre da Avenida Saul Elkind, próximo ao Centro Cultural, na zona Norte. No dia 1º de outubro, a OSUEL faz um concerto público, no Calçadão de Londrina, próximo ao Teatro Ouro Verde.

Também está sendo preparada a exposição “UEL 40 anos”, que será aberta no dia 11 de agosto, a partir das 19h30, no Museu Histórico de Londrina. São fotos, documentos e arquivos que remontam a história da Universidade, além do painel “UEL mostra sua cara”, formado por centenas de fotografias 3X4 de alunos, professores e servidores técnico-administrativos, que vivem o cotidiano universitário. Neste mesmo dia será lançada oficialmente a Revista UEL 40 anos. Produzida pela Coordenadoria de Comunicação Social (COM), trata-se de uma publicação inédita, mostrando números atualizados e recordando a memória das primeiras atividades desenvolvidas no Campus Universitário.

Histórico:

Criada por decreto do então governador do Paraná, Paulo Pimentel, a Universidade Estadual de Londrina (UEL) completa, em 7 de outubro de 2011, 40 anos de reconhecimento pelo Ministério da Educação (MEC). A instalação da UEL se deu tendo como base as primeiras faculdades londrinenses, surgidas no fim da década de 1950 e no início da década de 1960.

Atualmente, a Instituição oferece 64 cursos de graduação – com 3.100 vagas anuais – e outros 189 cursos de pós-graduação, com destaque para 19 doutorados e 42 mestrados. Eles são frequentados por cerca de 18 mil estudantes. Entre os 1.635 professores, 922 são doutores e 542 são mestres. Aproximadamente 3.700 agentes universitários capacitados completam o quadro de pessoal. Juntos, docentes e alunos colocam em prática perto de 1.330 projetos e programas de ensino, pesquisa e extensão.

De 1971 a 2010, a UEL formou em seus cursos de graduação 61.350 profissionais. Nos cursos de pós-graduação, outros 21 mil alunos foram diplomados no mesmo período.

Atividades “UEL 40 anos”

1º de agosto
8h30 - Anfiteatro do Hospital Universitário: inauguração da Galeria de Fotos dos Diretores Superintendentes do Hospital Universitário. Das 11 às 17h - Calçadão de Londrina: Estações de atendimento e orientação à população sobre prevenção de diversas doenças. Participação de docentes e alunos dos cursos da saúde e serviço social.

2 de agosto
10h - Ambulatório do Hospital de Clínicas – Campus: apresentação do Coral Tempos Dourados.

3 de agosto
15h - Hospital Universitário: apresentação do Coral Tempos Dourados.

6 de agosto
10h - Mercadão Municipal do Shangri-lá: apresentação do Grupo de Sopros da Orquestra Sinfônica da UEL - OSUEL.

11 de agosto
19h30 - Museu Histórico de Londrina: Abertura da Exposição “UEL 40 anos” e lançamento da Revista 40 anos.

18 de setembro
9h - Feira Livre da Avenida Saul Elkind, próximo ao Centro Cultural: Apresentação do Grupo de Sopros da Orquestra Sinfônica da UEL – OSUEL. Às 13h - Autódromo de Londrina: Copa Universidade Estadual de Londrina/ 6ª Etapa do Campeonato Metropolitano de Automobilismo (Speed Fusca e Marcas).

30 de setembro
14h30 - Teatro Ouro Verde: homenagem aos Servidores Aposentados da UEL.

1º de outubro
10h - Calçadão de Londrina, próximo ao Teatro Ouro Verde: apresentação da Orquestra Sinfônica da UEL - OSUEL.

2 de outubro
12h - Associação do Pessoal da Universidade Estadual de Londrina (APUEL) - Churrasco de Confraternização (por adesão).

4 de outubro
9h - Museu Histórico de Londrina: homenagem às Instituições e Entidades que colaboraram nos primeiros anos da fundação da UEL.

6 de outubro
19h30 - Museu Histórico de Londrina: homenagens aos “Alunos de Destaque” da UEL (ex-alunos que se destacaram em sua vida profissional) e aos Formandos do 1º ano da UEL (1971).

7 de outubro
9h - Campus Universitário/Bosque Perobal: Plantio da 40ª peroba;
22h - Iate Clube de Londrina: Baile dos 40 anos da UEL (por adesão).

21 de outubro
9h às 17h - Centro de Educação Física e Esporte – Campus: Dia do Servidor

Fonte: Agência UEL

Nenhum comentário:

Postar um comentário