segunda-feira, 29 de agosto de 2011

MUNDO ERUDITO

a) tenho o prazer de anunciar o resultado oficial da Segunda Competição para Compositores Brasileiros junto ao Nieuw Ensemble. Enviadas de nove estados do Brazil, trinta e uma peças foram especialmente escritas para o Nieuw Ensemble. O empenho na escrita e a variedade de idiomas musicais foi marcante, o que reiterou o interesse do ensemble na produção musical brasileira.

A idéia da competição é estabelecer uma ponte criativa entre os os compositores brasileiros e o Nieuw Ensemble. A escolha das peças acontece na interseção entre os interesses artísticos dos dois lados, também levando em consideração o contexto das performances. Muito antes de julgar objetivamente a qualidade das obras, o projeto busca promover este encontro na esperança de resultados musicais instigantes.

Gostaria de agradecer a participação de todos os compositores que apostaram neste encontro.

Atenciosamente,

Caio Amon - diretor artístico

BAMdialogue
Musical exchanges between Brazil and Amsterdam.
http://sites.google.com/site/bamdialogue
+31 611417837
Amsterdam

b) V Simpósio Acadêmico de Violão da Embap (Homenagem a Jodacil Damaceno).
23 e 29 de outubro de 2011

O objetivo específico do Simpósio Acadêmico de Violão da Embap são as atividades acadêmicas e artísticas. No que se refere ao aspecto acadêmico do evento, o mesmo será composto de palestras, debates, mesas redondas, mini-palestras e master-classes, proferidas por renomados professores nacionais e internacionais. Já do lado artístico, este será composto de recitais solo e de câmara ofertados pelos professores e outros convidados especiais. Além destes, os estudantes mais destacados terão espaço privilegiado para o exercício da atividade artística. Ao abrir todos os eventos para a comunidade em geral, unem-se dois interesses: por um lado, a formação de platéia e, por outro, a formação do músico concertista. O Simpósio Acadêmico de Violão da Embap é o único no Brasil com configurações acadêmicas de pesquisas diversificadas no âmbito musical. Os níveis de atividades proporcionam discussões e pesquisas nas áreas interpretativas, análise musical, histórico musicológicas e de processos criativos. Sua abrangência vêm fazendo com que o Simpósio ganhe cada vez mais importância no meio acadêmico e artístico haja visto o número de parceiros: Teatro Guairá, Goethe Institut, WGC (Worldwide Guitar Connections), Fundação Araucária, além de Instituições de Ensino Nacionais e Estrangeiras.

Mário da Silva (Coordenador Geral)
Escola de Música e Belas do Paraná
Rua Comendador Macedo, 254
80030-060 - Curitiba - PR
Fone (41) 3026-0029 - Fax (41) 3017-2070

c) ARENA CURSOS OFERECE
CURSO GRATUITO COM MAESTRO ARGENTINO

MÚSICA ERUDITA DOS SÉCULOS XX E XXI
UMA APROXIMAÇÃO À MULTIPLICIDADE
TÉCNICA E ESTÉTICA

Ministrante: Federico Gariglio (Argentina)

Com 10 horas de duração, este curso apresentará um panorama das tendências mais representativas da música de concerto dos séculos XX e XXI através da análise e compreensão de seus princípios estéticos e suas realizações.

Local: Arena – Associação de Arte e Cultura
Endereço: Rua João Telles, nº 379, sala 102
Bairro Bom Fim – Porto Alegre, RS
Data e Horário: Segunda-feira 5/9 – 9h-12h e 14h-17h
Terça-feira 6/9 – 14h-18h

Pré-requisito: conhecimento de leitura musical
Contato para inscrição com Fernando, pelo e-mail: fmattos21@gmail.com
Inscrição Gratuita*
Vagas Limitadas

(*) Taxa de R$ 10,00 para quem solicitar certificado de frequência da Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS

PROGRAMA

I) A superação da tonalidade como elemento unificador da estrutura musical (compositores: Varèse, Schoenberg, Webern)

II) Os anos de pós-guerra. Serialismo integral. Pontilhismo (compositores: Stockhausen, Xenakis)

III) Textura. Música de massas. O problema da notação musical (compositores: Ligeti)

IV) O timbre como entidade autônoma no processo compositivo. Novos recursos instrumentais. Música concreta instrumental (compositores: Penderecki, Lachenmann)

V) O interior do som. Microtonalidade. Micromúsica (Scelsi)

VI) A estetização do fenômeno acústico. Espectralismo (compositores: Murail, Grisey)

VII) A evocação do passado e o retorno aparente (compositores: Pärt, Schnittke, Sciarrino)

CURRÍCULO DO MINISTRANTE

Maestro Federico Gariglio (Argentina): Graduado em Regência Orquestral e Graduado em Violão (Universidad Nacional del Litoral, Argentina). Regente do Ensemble Hilarión, com ampla experiência em interpretação de música moderna e contemporânea, latino-americana e europeia. Professor de Instrumentação e Orquestração no Centro de Estudios Avanzados en Música Contemporánea, Buenos Aires, Argentina. Autor dos livros: Escritos sobre Música, Unísono e Punto Contra Punto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário