terça-feira, 12 de julho de 2011

Sala Almeida Prado



Sala Almeida Prado é nova sede da Sinfônica da Unicamp

A Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) tem agora uma sede, que servirá de espaço para a realização de ensaios e apresentações. Celebrado com uma conquista, o novo espaço foi inaugurado na tarde desta sexta-feira (1) e não poderia receber nome mais apropriado: Sala Almeida Prado. Falecido no final do ano passado, o compositor José Antônio Resende de Almeida Prado é um dos expoentes da música contemporânea brasileira. Fez carreira acadêmica na Unicamp e formou gerações de músicos.


A sala possui 155 metros quadrados e fica na rua Alberto Sayão, sem número. Futuramente o espaço será ampliado e abrigará também o Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural da Unicamp (Ciddic), que congrega, além da Sinfônica, o Centro de Música Contemporânea Brasileira (CDMC) e a Escola Livre de Música (Unibanda). A obra, que teve investimento de cerca de R$ 160 mil, foi conduzida pela Coordenadoria de Infraestrutura (Cinfra), da pró-reitoria de Desenvolvimento Universitário (PRDU).Na presença de familiares do compositor, a professora Denise Hortência Lopes Garcia, coordenadora do Ciddic, disse que o espaço terá primordial importância para a Orquestra. “É um lugar de extrema necessidade para se desenvolver um trabalho realmente competente pela Orquestra. É uma conquista enorme pra gente, estamos felizes”, agradeceu.

Durante a solenidade Denise Garcia leu trechos do memorial do compositor Almeida Prado, escrito na época de sua vinda para o Instituto de Artes (IA) da Unicamp. “Este é um trecho que eu gostaria de mostrar para vocês. Almeida escreveu em seu memorial com as seguintes palavras: ‘Quando em julho de 1974, na companhia do compositor Raul do Valle, vi pela primeira vez o campus da Unicamp, senti a mesma iluminação intuitiva que tivera em 1958, no andante do concerto de Mozart. Senti que viera para ficar para sempre’. Estas palavras demonstram como a sua escolha pela Unicamp foi uma escolha feita com o coração”, lembrou a docente.

Responsável pela Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa (Cocen), a professora Itala Maria Loffredo D’Ottaviano salientou que a data é um momento de festa para a Universidade. “O nosso primeiro motivo de alegria é inaugurar esta sede que tem sido durante quase 30 anos um sonho dos músicos da Orquestra, do Ciddic e de toda a direção da Universidade”, afirmou. “Outro grande motivo de felicidade é podermos homenagear o professor e um dos fundadores do Departamento de Música da Unicamp. Almeida Prado foi um dos mais importantes compositores brasileiros da contemporaneidade”, completou.

O pró-reitor de Graduação, Marcelo Knobel, representou, durante a solenidade, o reitor Fernando Ferreira Costa. Na ocasião, Knobel leu mensagem enviada pelo reitor. “Em meu nome e de toda a comunidade Unicamp quero dizer que é uma honra inaugurar este espaço de ensaio, dando inicio a uma nova e frutífera fase da Orquestra”, disse.

Após a fala de Knobel, uma placa em homenagem ao compositor foi descerrada pelos familiares e autoridades da Unicamp. Em seguida houve apresentação da OSU. O evento contou ainda com a presença de diversas autoridades, entre elas o chefe de gabinete da reitoria, José Ranali; o pró-reitor de Desenvolvimento Universitário, Paulo Eduardo Moreira Rodrigues da Silva; o chefe de gabinete adjunto, Ricardo de Oliveira Anido; o responsável pela Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural (CDC), João Frederico Costa Azevedo Meyer; o maestro Eduardo Augusto Ostergren; e o compositor Raul do Valle. Uma placa em homenagem ao compositor foi descerrada pelos familiares e autoridades da Unicamp.


Fonte: Portal Unicamp

Nenhum comentário:

Postar um comentário