terça-feira, 26 de julho de 2011

O Uruguai: Esporte, arte e cultura

Vamos conhecer um pouco a história, cultura, educação e esportes do Uruguai que conquistou domingo ( dia 24/7) o 15º título da Copa América.


Uruguai, oficialmente República Oriental do Uruguai (em espanhol: República Oriental del Uruguay, é um país localizado na parte sudeste da América do Sul. É a casa de cerca de 3,3 milhões de pessoas, dos quais 1,8 milhões vivem na capital, Montevidéu e sua área metropolitana. De acordo com uma estimativa, entre 88% e 94% da população possui ascendência principalmente de Europeus e/ou mista.


A única fronteira terrestre do Uruguai é com o estado brasileiro do Rio Grande do Sul, no norte. Para o oeste encontra-se o rio Uruguai e a sudoeste situa-se o estuário do rio da Prata. O país faz fronteira com a Argentina apenas em alguns bancos de qualquer um dos rios citados acima, enquanto que a sudeste fica o Oceano Atlântico. O Uruguai é o segundo menor país da América do Sul, sendo somente maior que o Suriname.


A Colonia del Sacramento, o mais antigo assentamento europeu no Uruguai, foi fundada pelos Portugueses em janeiro de 1680. Em 1777, com o tratado de Santo Ildefonso, a colônia tornou-se possessão espanhola. Montevidéu foi fundada pelos espanhóis no século XVIII como uma fortaleza militar. O Uruguai conquistou sua independência entre 1810 e 1828 após uma guerra entre Espanha, Argentina e Brasil. O país é uma democracia constitucional, onde o presidente cumpre o papel de chefe de estado e chefe de governo.


O Uruguai é um dos países mais economicamente desenvolvidos da América do Sul, com um dos maiores PIB per capita, em 52º lugar no índice de qualidade de vida (2010) e o 1º em qualidade de vida/desenvolvimento humano na América Latina, quando a desigualdade é considerada. Segundo a Transparência Internacional, o Uruguai é classificado como o segundo país menos corrupto da América Latina (atrás do Chile), embora a pontuação do Uruguai seja consideravelmente melhor do que a do Chile em pesquisas de percepção de corrupção doméstica. Foi o país latino-americano melhor classificado no Índice de Prosperidade Legatum. A Reader's Digest classificou o Uruguai como o nono país "mais habitável e verde" do mundo e o primeiro nas Américas.


O Uruguai foi o primeiro país sul-americano a legalizar uniões civis do mesmo sexo e de sexos opostos a nível nacional, o primeiro a permitir e a testar o cultivo de cânhamo. Entre os anos de 2007 e 2009, O Uruguai foi o único país das Américas que não passou por uma recessão econômica técnica (2 trimestres consecutivos de retração). O Uruguai é reembolsado pela Organização das Nações Unidas pela maioria dos seus gastos militares, visto que a maior parte desses gastos é implantada nas forças de paz da ONU. Em 2009, o Uruguai se tornou o primeiro país do mundo a oferecer um laptop e internet grátis sem fio para cada criança do ensino primário.

Esportes

O Uruguai tem muita tradição em desportos como futebol, basquete, rugby, atletismo, ciclismo e hóquei, e seus atletas são conhecidos como os Celestes.

A Seleção Uruguaia de Futebol foi campeã da Copa do Mundo de Futebol em 1930 e 1950 e campeã olímpica em 1924 e 1928 além de ser a maior vencedora da Copa América com 15 títulos.

As maiores equipas do país são o Club Nacional de Football e o Club Atlético Peñarol, que juntos somam 8 títulos da Copa Libertadores da América (fazendo do Uruguai o terceiro maior vencedor dessa competição), com 3 e 5 títulos respectivamente. Além disso, ambos os clubes, sediados em Montevidéu, venceram o Campeonato Mundial Interclubes 3 vezes cada.

A Seleção Uruguaia de Rugby está entre as 20 melhores do mundo e é a segunda melhor da América Latina, sendo superada apenas pela da Argentina

Educação

Como a Argentina, o Uruguai tem cultura marcadamente européia, com características parecidas na linguagem e nos costumes. Ao contrário de muitos países da América do Sul, a influência indígena é extremamente distante. As tradições gaúchas têm grande importância no folclore de ambos os países. A taxa de analfabetismo é quase nula e a imprensa é livre e atuante. São inúmeras as instituições culturais, públicas e privadas, sobretudo em Montevidéu.


Artes

Um expoente de destaque da arte afro-uruguaia é pintor abstracto e escultor Carlos Páez Vilaró. Ele usou influências de Timbuktu e Mykonos para criar sua obra mais conhecida: Casapueblo. Sua casa, hotel e ateliê perto de Punta del Este, Casapueblo é uma "escultura habitável" e atrai milhares de visitantes de todo o mundo. No século XIX pintor Juan Manuel Blanes, cujas obras retratam fatos históricos, foi o primeiro artista uruguaio a obter o reconhecimento generalizado.


O pós-impressionista pintor Pedro Figari alcançou renome internacional por seus estudos de indivíduos em Montevideo e do campo. Combinando elementos da arte e da natureza, o trabalho do arquitecto paisagista Leandro Silva Delgado também ganhou destaque internacional.


O Uruguai tem uma indústria cinematográfica pequena, mas crescente, e filmes como "Whisky" de Juan Pablo Rebella e Stoll Pablo (2004), Los días de Marcelo Bertalmío (2000) e Paisito de Ana Díez (2008), ganharam honras internacionais.

2 comentários: