segunda-feira, 27 de junho de 2011

MUNDO ERUDITO

a) V CONCURSO NACIONAL DE VIOLÃO
FRED SCHNEITER
Conservatório Brasileiro de Música
Rio de Janeiro
Dias 06 e 07 de outubro de 2011
(Provas públicas)
Eliminatória: 2 estudos da série “ESTUDOS OBLÍQUOS” de Fred Schneiter e uma peça de livre escolha com até 4 minutos de duração.
Inscrições: de 22 a 29 de agosto de 2011
Prêmios em dinheiro, violão e acessórios.
Regulamento, prêmios e maiores informações em:
www.interkit.com.br/mostrafred



b) II Encontro Internacional de Teoria e Análise Musical UNESP-USP-UNICAMP
Chamada para trabalhos

Data: 1 a 3 de setembro
Local: Instituto de Artes da UNESP (São Paulo, campus Barra Funda)
Data limite para envio de trabalhos: 15 de julho de 2011
Informações no website: http://www.eca.usp.br/etam/
Coordenadores:
Marcos Pupo Nogueira (UNESP) mpuponogueira@uol.com.br
Graziela Bortz (UNESP) g_bortz@hotmail.com
Adriana Lopes Moreira (USP) adrianalopes@usp.br
Paulo de Tarso Salles (USP) ptsalles@usp.br
Silvio Ferraz (UNICAMP) silvioferrazmello@uol.com.br
José Augusto Mannis (UNICAMP) jamannis@uol.com.br


c) Caros colegas,

Estou divulgando o blog "Audio Arte" (baseado no logotipo de nosso estúdio), onde estaremos colocando mensagens sobre temáticas variadas acerca do ensino de Música e Performance Musical de forma mais espontânea. Os interessados podem participar através de comentários. O endereço é:

http://audio-arte.blogspot.com/

Esperamos relatar de forma mais livre algumas experiências realizadas, com base especialmente em novas concepções sobre o ensino da Performance Musical. Há também indicação de literatura que trate dos assuntos abordados, muitas vezes sobre a Pedagogia do Piano, porém, sempre procuramos estender estas idéias à Performance em geral.

Cordialmente,
Daniel Lemos ( dal_lemos@yahoo.com.br)
Curso de Música - Departamento de Artes
Fórum de Pedagogia da Performance
ENSAIO - Grupo de Pesquisa em Ensino da Performance
Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

d) Concerto para Violão e Orquestra de Ricardo Tacuchian com Turibio Santos
No dia 30 de junho de 2011 Turibio Santos será o solista da Orquesta Sinfónica Ciudad de Salamanca, sob a regência de Gustavo Ubeda, maestro brasileiro, residente no Reino Unido. O Concerto será realizado no moderno teatro da cidade espanhola de Salamanca, o Centro de las Artes Escénicas y de la Música. O evento ocorrerá uma semana depois que Ricardo Tacuchian terá ministrado (dias 20,21 e 22 de junho), na Universidad de Salamanca, um curso sobre música brasileira.
O Concerto para Violão e Orquestra de Tacuchian, faz parte do CD Sonhos, Ritmos e Danças que acabou de ser lançado pela ABM Digital (abmusica@abmusica.org.br) e que também apresenta o Concerto de Villa-Lobos e as Danças Concertantes de Turíbio Santos.


e) A série que traz o som da orquestra para a música popular homenageia um dos mais sofisticados e geniais compositores brasileiros da atualidade:
GUINGA SINFÔNICO
PELA PRIMEIRA VEZ NO RIO DE JANEIRO, O COMPOSITOR TOCA SUA OBRA COM ORQUESTRA
Quarta-feira, 22 de junho, às 20h30, no Oi Casa Grande
com a ORQUESTRA PETROBRAS SINFÔNICA
Convidados: Lula Galvão (violão), Jessé Sadoc (trompete), Paulo Sérgio Santos (clarinete) e André Boxexa (percussão)
Assessoria musical: Paulo Aragão
REGÊNCIA DE CARLOS PRAZERES

O primeiro concerto da série MPB&Jazz em 2011 faz uma homenagem ao compositor carioca que criou um novo nicho na MPB, com a sofisticação de sua produção: Carlos Althier de Souza Lemos Escobar, o GUINGA. Este é o oitavo ano de sucesso do projeto que veste o repertório popular com a formação sinfônica, valorizando os arranjos de orquestra para a música brasileira e o jazz. Como sempre, desde o início, a Série tem a participação da Orquestra Petrobras Sinfônica.
Na quarta-feira, 22 de junho, às 20h30, portanto, a Opes volta ao palco do Oi Casa Grande.

Nesta edição, o regente é Carlos Prazeres – que, além de assistente do Maestro Karabtchevsky na Petrobras Sinfônica, é o titular da OSBA – Orquestra Sinfônica da Bahia.

Concebida por Wagner Tiso, a série MPB&JAZZ entra em nova fase este ano e passa a trazer para a frente da orquestra compositores/instrumentistas brasileiros, como é o caso de Guinga (o segundo concerto desta temporada, em agosto, vai apresentar o flautista Carlos Malta com seu Pife Muderno). Nestes anos de estrada, a série já marcou, em efemérides, a homenagem a figuras paradigmáticas da música brasileira como Noel Rosa, Jacob do Bandolim, Ataulfo Alves, Dolores Duran e gêneros como o Frevo (veja o box com todas as edições); já trouxe convidados como Stanley Jordan, a Velha Guarda da Portela, Lenine, Dominguinhos, Beth Carvalho e Zélia Duncan.

Nestas duas edições 2011, portanto, os olhares se voltam para o compositor que é também instrumentista/solista. Continuam, como um dos objetivos permanentes do projeto, o estímulo ao trabalho de arranjadores para orquestra, abrindo mercado e trazendo novos nomes para a função.
O patrocínio é da Petrobras e a realização da Trem Mineiro Produções Artísticas.

GUINGA
Carioca de corpo e alma, Guinga está considerando a Série MPB&Jazz a festa de comemoração de seus 60 anos – completados em junho do ano passado. “É uma honra estar com orquestra na minha cidade”, diz ele, que já esteve com a Filarmônica de Los Angeles tocando pela em 2006. No Brasil, também se apresentou com orquestras em Porto Alegre e São Paulo (“a Jazz Sinfônica fez diversos concertos”). A escolha do repertório foi conduzida pelo compositor, com a assessoria musical de Paulo Aragão e a diretora Giselle Goldoni Tiso, reunindo canções com a respiração orquestral. “Continuo compondo muito, com Aldir, e com jovens parceiros como Thiago Amud e Mauro Aguiar”, conta ele. “Não faço projeto na minha vida – quero só fazer música, esse é o meu negócio”.
Carlos Althier de Souza Lemos Escobar, Guinga, nasceu em 10 de junho de 1950, no Rio de Janeiro. Aprendeu violão intuitivamente aos 13 anos de idade. Mais tarde faria cursos de música, inclusive cinco anos de violão clássico com o professor Jodacil Damasceno. Começou a compor aos 16 anos, classificando a sua primeira canção aos 17 anos no Festival Internacional da Canção. Como músico, acompanhou Clara Nunes, Beth Carvalho, Alaíde Costa, Cartola e João Nogueira, entre outros. Formou-se em Odontologia em 1975. Sempre compondo, teve várias de suas músicas gravadas por nomes como Elis Regina, Michel Legrand, Sérgio Mendes, Leila Pinheiro, Chico Buarque, Ivan Lins.

Compôs com diversos parceiros, entre eles Paulo César Pinheiro, Aldir Blanc, Chico Buarque, Nei Lopes, Sérgio Natureza e Nelson Motta. Gravou seis CDs pela gravadora Velas: Simples e Absurdo - 1991 / Delírio Carioca - 1993 / Cheio de Dedos – 1996 /Suíte Leopoldina – 1999 / Cine Baronesa – 2001 /Noturno Copacabana – 2003. Todos foram sucessos de crítica. Ganhou com Cheio de Dedos os prêmios Sharp 1996 - Melhor Disco Instrumental, Melhor Música Instrumental (Dá o pé o Loro) e Melhor Produção (Paulo Albuquerque). A música Chá de panela trouxe para Guinga o Prêmio Sharp 1996. Teve sua obra gravada por Leila Pinheiro no CD Catavento Girassol (EMI - ODEON). Apresenta-se sempre no exterior - no Festival Brasiliana-Madrid 1993, Café Central-Madrid 1996 (durante 15 dias), Festival Internacional de Guitarra - Cordoba (Espanha) - 1996, Festival Braziliana-Jazz (Copenhagen-Dinamarca) - 1997. Recentemente esteve em Perugia, na Itália, onde também gravou um CD com o clarinetista Gabriele Mirabassi, em homenagem à obra de Guinga, que se chamará Graffiando Vento. O CD Suíte Leopoldina, lançado em 1999, foi sucesso de crítica, em todo o país.

Foi apontado por unanimidade pelos críticos do Jornal O GLOBO o melhor CD de música popular brasileira de 1999. Seu lançamento nos EUA foi no dia 15 de Maio de 2000. Em 2002 Guinga teve sua biografia completa escrita pelo jornalista Mario Marques, no livro "Guinga, os mais belos acordes do subúrbio", publicado pela Editora Gryphus. Em 2003, foi lançado na Bienal do Livro o songbook "A música de Guinga", também editado pela Gryphus.

Série MPB & Jazz – Temporada 2011 - 1° Concerto: Guinga Sinfônico
1) ABERTURA: Preludio das Bachianas Brasileiras n. 4 de Villa-Lobos
2) Casa de Villa (Guinga e Mauro Aguiar)* / Sete estrelas (Guinga e Aldir Blanc) *
3) Rasgando seda (Guinga e Simone Guimarães) *
4) Vô Alfredo (Guinga e Aldir Blanc) *** (adaptação Paulo Aragão)
5) Nem mais um pio (Guinga e Sergio Natureza) **** (adaptação Paulo Aragão)
6) O silêncio de Iara (Guinga e Luiz Felipe Gama) *
7) Dos anjos (Guinga) **** (adaptação Paulo Aragão)
8) Canção desnecessária (Guinga e Mauro Aguiar) *
9) Abluesado (Guinga e Aldir Blanc) *
10 )Senhorinha (Guinga e Paulo César Pinheiro) *
11) Geraldo no Leme (Guinga) *** (adaptação Paulo Aragão)
ORQUESTRAÇÕES: * Paulo Aragão / ** Jessé Sadoc / *** Nailor Proveta / **** Gilson Peranzzetta

Oi Casa Grande
Av. Afrânio de Mello Franco, 290 - Leblon - Tel: 21 2511-0800
Quarta, 22 de junho, 20h30
Bilheteria: funciona de 3ª a 6ª - 15h às 21h / sáb 15h as 21:30h / dom 15h às 19:30h
INGRESSOS: R$ 30 (meia entrada para estudantes e maiores de 65 anos)
Classificação etária: 14 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário