segunda-feira, 27 de junho de 2011

Filme Faroeste Caboclo



Para conseguir a façanha de adaptar a música Faroeste Caboclo para o cinema, os produtores precisaram fazer duas coisas: inventar personagens e achar uma locação que parecesse com a Ceilândia dos anos 70, onde João de Santo Cristo viveu.
Os novos personagens, garante o diretor René Sampaio, 37, só foram criados para que a história do quarteto principal, formado por João, Maria Lúcia, Jeremias e Pablo, ficasse mais coerente. Entre eles, há um policial corrupto interpretado por Antonio Calloni e um senador, pai de Maria Lúcia (Marcos Paulo).

Os produtores insistem que o filme "não é um clipe da música", ainda que alguns trechos fossem fortes demais para ficar de fora, como a chegada de João a Brasília, "bestificado com a cidade", a Rockonha e, é claro, o duelo final.

A ideia é que os novos personagens e cenas ajudem a explicar passagens que não ficam claras na música. Por exemplo: como Maria Lúcia, menina rica, acaba se apaixonando por dois traficantes.

Já no que se refere à locação, o desafio era achar um lugar cheio de barracos em ruas de terra, como a Ceilândia de João, hoje a cidade mais populosa do Distrito Federal.

A solução: Jardim ABC, bairro pobre e violento da Cidade Ocidental (GO), bem na divisa com Brasília.

Lá, a produção construiu um quarteirão cenográfico -desde a casa de João até a carpintaria onde ele tenta uma vida honesta- e mexeu com a rotina dos moradores.

Além de "Faroeste Caboclo", Renato Russo volta à cena em "Somos Tão Jovens", de Antonio Carlos da Fontoura. O longa retratará a adolescência do cantor. As filmagens começaram há duas semanas.

Renato Russo tinha 19 anos quando compôs "Faroeste Caboclo", épico de 159 versos e 9 minutos. A música acompanha a saga de João de Santo Cristo desde a infância pobre no interior da Bahia até a riqueza criminosa em Brasília, passando pela redenção amorosa nos braços de Maria Lúcia e pelo duelo mais famoso do rock nacional, contra o vilão Jeremias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário