quinta-feira, 30 de junho de 2011


CONHEÇA A CRIADORA DE " O ASTRO "

Janete Clair, nome artístico de Jenete Stocco Emmer Dias Gomes, nasceu em Conquista, Minas Gerais, em 25 de abril de 1925 e faleceu noRio de Janeiro, a 16 de novembro de 1983.
Célebre escritora brasileira, autora de peças teatrais, contos skatches, libretos e de folhetins para rádio e televisão. O sobrenome Dias Gomes vem do marido, o também escritor Alfredo de Freitas Dias Gomes.

Biografia/Vida Artística

Ainda na adolescência, na pequena e bucólica cidade de Conquista, no Triângulo Mineiro, no vale do Rio Grande, próxima a Uberaba, em Minas Gerais, a jovem Jenete escrevia contos e fábulas, dando asas à sua incrível capacidade criativa. Por razões familiares, pelo grande sonho de ser escritora e pelo avassalador desejo de mudanças, foi para a Cidade de São Paulo, onde muito jovem, com apenas 16 anos, iniciou a carreira de rádio atriz na Rádio Tupi.

Adotou o sobrenome artístico Clair, inspirada na música "Clair de Lune" de Claude Debussy. Também adotou Janete pois era um nome mais comum e fácil de falar do que Jenete, que é um nome estrangeiro. Nessa época, trabalhando na rádio, conheceu e se apaixonou por seu futuro marido.

Nos anos 50, já casada e incentivada pelo marido, o também dramaturgo Dias Gomes, passou a escrever radionovela e teve grande sucesso com Perdão, Meu Filho (Rádio Nacional, 1956). Com Dias, Janete teve os filhos Guilherme, Alfredo, Denise e Marcos Plínio, este falecido ainda criança com dois anos e meio, fato que a fez sofrer demais.

Na década de 1960 iniciou a produção para a televisão, com as telenovelas O Acusador e Paixão Proibida, ambas pela TV Tupi. Em 1967, recebeu a incumbência de alterar a trama da telenovela Anastácia, a Mulher sem Destino, da Rede Globo, para reduzir drasticamente as despesas de produção.

Ela, então, inseriu na história um terremoto que matou a metade das personagens e destruiu a maior parte dos cenários (Em 1969, um incêndio na Rede Excelsior de São Paulo destruiu cenários e grande parte do acervo). Depois disso, ficou em definitivo na Rede Globo, onde escreveu algumas telenovelas como Sangue e Areia,Passo dos Ventos,Rosa Rebelde e Véu de Noiva.

Nos anos 70 escreveu algumas das telenovelas de maior sucesso, como Irmãos Coragem (1970), Selva de Pedra (1972) e Pecado Capital (1975), período este em que passou a ser chamada de "a maga das oito", por garantir grandes índices de audiência nas telenovelas exibidas neste horário. Em 1978, parou o Brasil com a telenovela O Astro, em torno do mistério de "quem matou Salomão Hayala?" , interpretado por Dionísio Azevedo.

Janete Clair se tornou a maior autora popular da história da televisão do Brasil, a única a alcançar 100 pontos de audiência.
Morreu precocemente, vitimada por um câncer no intestino, escrevia a telenovela Eu Prometo, que deixou inacabada, sendo concluída pela colaboradora Glória Perez, que viria a tornar-se novelista, e pelo seu viúvo Dias Gomes.
Com a participação de historiadores, parentes, amigos, admiradores e do poder público está sendo preparado o "Festival Janete Clair" que deverá acontecer todos os anos na semana do dia 25 de Abril na cidade natalícia de Janete, Conquista, interior de Minas Gerais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário