quinta-feira, 12 de maio de 2011




LITERATURA, TEATRO, MÚSICA E ARTES PLÁSTICAS


1) 9º Prêmio Itaú Unicef
Tema: Educação Integral, experiências que transformam
Inscrições até 31 de maio, em : www.premioitauunicef.org.br



2) Exposição do artista Jan Fabre, até 21 de maio, dividida em 2 setores:
a) Chiméres, que são instalações
b) Portrait d'un artiste en évasion, que são pinturas e desenhos
Info: www.danieltemplon.com
Galeria Daniel Templon, França



3) Há uma semana, em 2 de maio, morreu José Renato Pécora, Diretor do Teatro de Arena. Aos 85 anos, tinha acabado de atuar em” Doze homens e uma sentença”, peça que marcou sua volta à cena depois de 55 anos. Nas palavras do ator e diretor Juca de Oliveira: “ a existência do Arena se deve ao Zé Renato e não ao Augusto Boal. É dele também o marco de incluir classes menos favorecidas na dramaturgia brasileira”.




4) Rascunho 133, maio de 2011
O jornal literário chega com Michel Laub, Macedônio Fernández, Rinaldo de Fernandes, Miguel Sanches Neto e Afonso Romano de S’antana.




5) Revista Concerto, ano XVI, número 172, maio de 2011
O guia mensal de música clássica traz uma analise da obra e personalidade de Franz Liszt que nasceu há 200 anos; entrevista com a cravista Helena Jank; Vidas musicais traz o perfil de Verdi; o Festival Amazonas de ópera e a contribuição de Frank Zappa para a música experimental.



6) O compositor brasileiro Edson Zampronha está a dois anos radicado na Espanha e tem visto sua obra musical ganhar reconhecimento na América Latina e Europa: Portugal, Espanha e Polônia, recentemente. Tem tido destaque suas obras Elegia para violoncelo e eletroacústica; Concerto para piano e orquestra. Zampronha é um nome que engrandece a música contemporânea do Brasil.



7) O Centro Cultural Correios de Recife recebe, pelo segundo ano consecutivo, o Virtuosi Brasil, em sua sétima edição. Entre os destaques do Festival ( de 12 a 15 de maio): o violoncelista Leonardo Altino, o Trio Lignum e o grupo Anima Musica Mundana et Instrumentalis. A Orquestra Jovem de Pernambuco fará homenagem ao compositor Almeida Prado, executando suas obras. Prado faleceu o ano passado e representa um dos grandes nomes da música erudita, em nosso tempo. É um compositor que merece pesquisa e reconhecimento cada vez maior de público e grupos eruditos no Brasil e exterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário