quinta-feira, 12 de maio de 2011

Dedé, 75 anos




MANFRIED SANTANA, fez 75 anos, em 9 de maio de 2011.









Não sabe quem é ? Então leia abaixo e vai descobrir que sabe, sim.

Mais conhecido como Dedé Santana e nascido em
São Gonçalo, Rio de Janeiro, é ator, diretor, humorista, comediante e roteirista brasileiro, conhecido por ter integrado o grupo humorístico Os Trapalhões. Atualmente participa do programa Aventuras do Didi, na Rede Globo.




Foi criado entre artistas de
circo. Entrou no seu primeiro espetáculo de circo apenas com três meses de vida.



Dedé formou, com o ator e irmão
Dino Santana, uma dupla, Maloca e Bonitão. No filme Na Onda do Iê-iê-iê, de 1965, já na companhia de Renato Aragão, Dedé e Didi vão à delegacia para salvar o personagem César Silva, vivido pelo cantor Silvio César, que estava preso injustamente e tinha que sair da cadeia para participar de um festival, o guarda reconheceu Dedé perguntando: "Você não é o Maloca da televisão? Me conta uma piada!", então Dedé ficou entretendo o guarda para que Didi abrisse o cadeado da prisão para a fuga do personagem César Silva.



Foi com
Renato Aragão, que Dedé conheceu na Rede Excelsior, que iniciou o grupo de comediantes que lhe viria a dar fama, "Os Trapalhões". Como Dedé é de formação circense, ensinou muitas piruetas e movimentos de circo a Renato Aragão na época que eram uma dupla.



Após sofrer com a perda dos amigos e parceiros, "Zacarias" falecido no ano de 1990, e "Mussum" falecido no ano de 1994, Dedé teve a parceria com Renato Aragão desfeita. Era o fim dos "Trapalhões" no Brasil.




Após o falecimento de Zacarias e Mussum, amigos e parceiros, no ano de
1995 Dedé e Didi são contratados por um Canal de Televisão de Portugal e levam a magia trapalhônica ao velho continente com o programa "Os Trapalhões em Portugal".





O programa fica no Ar por 4 anos, encerrando em 1998.




Integrante da igreja pentecostal
Assembléia de Deus, Dedé Santana diz ter se convertido depois que passou por uma série de problemas cardíacos, em 1995.




Em
1999, Dedé foi escalado para ser um dos professores do programa humorístico Escolinha do Barulho da TV Record.
Em
2004, após uma longa separação e diversos desentendimentos (alguns devido a declarações que dava em entrevistas à imprensa), Dedé se reconciliou com o parceiro Renato Aragão, em uma participação no programa "Criança Esperança" daquele ano, exibido pela Rede Globo.



Em
2005, Dedé Santana voltou à televisão com o programa "Dedé e o Comando Maluco", em associação com o empresário e comediante Beto Carrero, exibido pelo SBT. O programa chegou a ser exibido no mesmo horário do programa "A Turma do Didi".





De acordo com o Ibope, o programa de Dedé no SBT chegou a vencer "A Turma do Didi". "Dedé e o Comando Maluco" foi cancelado após o falecimento de Beto Carrero, em fevereiro de 2008.




Depois de ter ficado 14 anos afastado da "
Rede Globo" e após diversas negociações, em junho de 2008 Dedé voltou a trabalhar com o eterno parceiro Renato Aragão, e o retorno deu-se no programa humorístico A Turma do Didi, onde Dedé foi recebido com muita festa por toda a equipe do programa, com a música "No Mundo da Lua", de autoria de Michael Sullivan e Paulo Massadas.



Dedé Santana voltou ao Programa anual "
Criança Esperança" também no ano de 2008, ao lado dele, claro, Renato Aragão e do elenco programa "A Turma do Didi", cantando as músicas "No Mundo da Lua" e "Um Cientista Maluco".



Dedé tem uma filha com a atriz
Ana Rosa e mais cinco filhos que teve com a filha do ator Átila Iório.


O Trapalhão Dedé




Dedé ficou marcado como o mais sério dos Trapalhões (fato que ele mesmo admite em entrevistas sobre o seu personagem), por ser ele o que agia de maneira mais normal, talvez para que o personagem se diferenciasse um pouco dos seus três amigos exageradamente hilários.






Por ser o mais inteligente, Dedé agia como o cérebro do grupo. Sempre tentava corrigir as trapalhadas de seus companheiros e se mostrava o mais impaciente e o mais facilmente aborrecível.






Mas não era difícil vê-lo metido em situações bastante cômicas. Sua masculinidade era constantemente questionada e ironizada por Didi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário