segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011


MENINOS CANTORES DA HUNGRIA

Coro da Hungria faz apresentação gratuita em Tatuí
Coral Collegium Musicum, de tradição beneditina, é marcado por composições do século XVII.


O Governo de São Paulo e o Conservatório de Tatuí, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, apresentam o coral Collegium Musicum, da Hungria, no Teatro “Procópio Ferreira”, no próximo dia 3 de março.


O concerto tem entrada franca, a partir das 20h30.

O concerto será marcado por composições do século XVII, uma tradição de quase 400 anos do colégio interno fundado pelos jesuítas. O programa é constituído por oratórios de Giacomo Carissimi (1605-1674) – como “Abraham et Isaac”, “Jephte”, “A Ceia de Balthazar”e “Liber Prophetae Job”; as missas “Concertata” (de Carissimi) e “Tre Voci” (de Lotti); “Lauda Sion” e “Salve Regina” (de Claudio Monteverdi); “Passio Secundum Matthaeum” e “Venite Sitientes” (de Tomás Victoria); além de canto gregoriano e obras do folclore húngaro.
Os cantores profissionais e o organista que integra o grupo farão uma turnê pelo Brasil no mês de março.


Este é o único coral da Hungria que pode ser considerado sucessor de todos os corais de meninos e de orquestra de câmara das igrejas húngaras do período compreendido entre o século XVII e o ano de 1948. Esse coral também dá continuidade às tradições de 400 anos do Colégio Interno Beneditino Gergely Czuczor e da Igreja Beneditina de Santo Inácio.


Sua origem foi em 1628, quando os Jesuítas de Györ foram responsáveis pela fundação do Chorus Colegii Jaurini.


Nos séculos seguintes, esse coral teve papel importante na vida musical da cidade. Alguns maestros e compositores reconhecidos no cenário musical, como Valentin Rathgeber e Benedek Istvánffy, conduziram o coral até que este deixou de existir quando a Ordem Jesuíta foi dissolvida em 1773.


O grupo foi reestabelecido em setembro de 2002 – depois de ter sido interrompido totalmente por ação do regime comunista em 1948 – e é reconhecido como sucessor legal do “Collegium” original. O grupo atua na pesquisa histórico-artística de música renascentista e barroca dos séculos XVI e XVII, edição de obras do período, prática de canto polifônico, orquestra de câmara e canto gregoriano.


O coral é formado por alunos do Colégio Interno Beneditino Gergely Czuczor, atuando sob orientação do fundador Áron Kelemen e de Tamás Bubnó. O organista é Gabor Soos. O coral já realizou turnês na Itália, Espanha, Brasil, Bélgica e França. Atualmente, possui 80 membros, mas excursiona somente com os profissionais.


SERVIÇO
CORAL Collegium Musicum
5ª-feira - 03 de março – 20h30
Teatro Procópio Ferreira - Rua São Bento, 415
Entrada franca
Ingressos podem ser retirados na bilheteria do teatro, à rua São Bento, 415

Nenhum comentário:

Postar um comentário