terça-feira, 22 de fevereiro de 2011


MARIN ALSOP É A NOVA REGENTE TITULAR DA OSESP


A regente norte-americana estará em São Paulo em duas oportunidades durante o ano de 2011 e volta, a partir de 2012, como regente titular da Osesp até 2016. O brasileiro Celso Antunes assume a função de regente associado.
A norte-americana Marin Alsop é a nova regente titular da Osesp. Ela assume em 2012 para um período inicial de cinco anos à frente da Orquestra. Alsop deve reger pelo menos dez programas diferentes a cada ano. Serão mais de 30 concertos por temporada, já que cada programa é repetido mais de uma vez. Ela também fará turnês, gravará com a Orquestra, estará envolvida em atividades educativas e comandará a maior parte dos concertos gratuitos e populares da Osesp.

“Aos 54 anos, com renome internacional consolidado, ela é uma regente que explora um repertório amplo, desde os grandes clássicos até a música de ponta da atualidade”, diz Arthur Nestrovski, diretor artístico da Osesp.

Alsop está à frente da Sinfônica de Baltimore desde setembro de 2007, onde tem realizado trabalho notável: melhora significativa de público, financiamento, gravações e atividades educacionais. “Ela se transformou numa estrela, em parte, por ter transformado os compositores em estrelas”, define o crítico Alex Ross, que incluiu uma de suas apresentações entre as dez melhores a que assistiu em 2008. Alsop acumulará as funções à frente de Baltimore e da Osesp.

Aluna de Leonard Bernstein, a regente filia-se a uma tradição familiar ao público brasileiro. Tanto Bernstein como Eleazar de Carvalho, que comandou a Osesp por 24 anos, foram alunos de Sergei Koussevitsky, cujo estilo deixou marcas decisivas na trajetória de seus sucessores.

Primeira mulher a dirigir uma grande orquestra americana, Alsop é uma regente de forte personalidade, expressiva nos gestos e que gosta de variar detalhes do andamento de uma apresentação para outra. É uma artista capaz de fazer a Osesp ainda mais presente no cenário internacional.

“Fiquei impressionada com a qualidade e o comprometimento da Osesp. Estou muito motivada com as possibilidades enormes à nossa frente”, diz Marin Alsop. “Achei inspirador o desejo dos músicos de fazer música num nível alto ao extremo e também a abertura deles para novas ideias e iniciativas. Fui arrebatada pelo senso de aventura da Organização, disposta a quebrar barreiras para atingir grandes objetivos. O Brasil passa por um renascimento econômico e cultural e não vejo a hora de contribuir para isso.”

A contratação da regente é prova real do amadurecimento e da consolidação de um modelo de gestão adotado pela entidade no final de 2009, que divide as funções em três frentes: direção artística, ocupada por Arthur Nestrovski, direção executiva, a cargo de Marcelo Lopes, e regência titular, sob o comando de Marin Alsop a partir de 2012.

“Eu tenho certeza que ela é a regente certa para inspirar nossos músicos, incluí-los em projetos inovadores e consolidar a Orquestra como uma instituição internacional de primeira linha. Estamos satisfeitos e felizes com essa nova parceria”, diz Marcelo Lopes.

Com isso, fica concluído o trabalho de dois anos do Comitê de Busca da Fundação Osesp. Além da excelência musical e do bom rendimento artístico e pessoal à frente da Orquestra, o Comitê avaliou, entre outros fatores, a contribuição que o novo titular poderia trazer para o desenvolvimento dos projetos da Osesp. Como traços definidores desse projeto, é preciso destacar a expansão internacional, já em curso, e a consolidação da Osesp como a melhor orquestra da América Latina.

"De início, não imaginávamos que ela fosse aceitar. Mas a empatia com a orquestra foi tão grande que acabou dando certo", diz Luiz Schwarcz, membro do Conselho da Osesp e líder do Comitê de Busca. "O mercado musical a considera o ideal do maestro do século 21, capaz de aliar inovação de repertório, consciência social e comunicação com o público".

Os músicos da Orquestra têm representatividade no Comitê de Busca. Em 2010, tiveram a oportunidade de trabalhar com Alsop, que veio ao Brasil como regente convidada apresentar a Sinfonia nº7, de Mahler. A repercussão dessas apresentações junto a público e imprensa foi positiva ao extremo. Conhecida por sua defesa da música contemporânea, Alsop deve reger não apenas clássicos como Mozart, Tchaikovsky e Mahler, mas também música de compositores vivos, como Magnus Lindberg, Jennifer Higdon e John Adams.

Marin destaca-se ainda pelo engajamento em atividades educativas e de inclusão social. A forma original com que atua nessa seara foi comprovada recentemente em projetos como “Too Hot to Handel”, versão gospel do Messias de Handel, cantada por crianças e adolescentes no Carnegie Hall, e a Missa de Bernstein, no Royal Festival Hall, por adolescentes de escolas londrinas. Sua gravação da Missa, pelo selo Naxos, foi eleita a “escolha do editor” da revista Gramophone no ano passado.

NOVO MAESTRO ASSOCIADO

O maestro brasileiro Celso Antunes será o novo regente associado da Osesp. Radicado há mais de 20 anos na Europa, Antunes é regente titular do Coro da Rádio da Holanda e professor de regência coral no Conservatório de Genebra, na Suíça. Também a partir de 2012, regerá pelo menos dois programas diferentes com a Orquestra por temporada (seis a oito apresentações) e um programa com o Coro da Osesp.
“É uma grande honra associar-me aos meus amigos da Osesp, uma grande orquestra, de reputação crescente ao redor do mundo”, diz Antunes. “Não vejo a hora de enfrentar os desafios musicais que temos à frente, que envolvem aspectos muito variados: repertório brasileiro, repertório tradicional e música coral – de fato, uma mistura maravilhosa”.
Nascido em São Paulo, Celso Antunes conhece profundamente a música brasileira. Em 2013, deve reger o grupo para gravação de um álbum só com obras do compositor Almeida Prado.
Assim como a regente titular, tem um declarado interesse pela música do nosso tempo. Um dos mais renomados regentes corais da atualidade, Antunes terá particular proximidade com o Coro da Osesp.
CONVIDADO DE HONRA
Yan Pascal Tortelier, regente titular da Osesp de 2009 a 2011, continua sua trajetória ao lado da Osesp nas temporadas de 2012 e 2013 como regente convidado de honra. Regente laureado da Filarmônica da BBC, em Manchester, o maestro Tortelier regerá um mínimo de dois programas diferentes por temporada (seis a oito apresentações).

Como titular, fez memoráveis concertos na Sala São Paulo, em espetáculos ao ar livre e uma bem sucedida turnê europeia. Ainda no comando da Osesp, em 2011, fará cinco programas na Temporada, a turnê brasileira e lançará seu primeiro CD, gravado com a Orquestra, todo dedicado a obras de Florent Schmitt.

“Estou profundamente emocionado com o resultado da nossa parceria, na qual eu acredito desde o início. Nos últimos tempos, pude sentir o reconhecimento, a amizade, o afeto e o estímulo de todos. Isto é, de fato, o mais gratificante”, diz Tortelier.

CONSOLIDAÇÃO INTERNACIONAL

Com o anúncio dos novos regentes, a Osesp pretende não só dar continuidade ao projeto de excelência que tem sido sua marca ao longo de mais de uma década, mas expandir seu reconhecimento internacional como o mais importante conjunto sinfônico da América Latina. Conta para isso com o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Cultura, bem como de seus patrocinadores privados e de um público fiel de 11.353 assinantes para sustentar um projeto que engloba orquestra (109 músicos), coro (60 cantores), coros juvenil e infantil, uma editora de partituras de autores brasileiros, projetos educativos (que atenderam 77 mil crianças e adolescentes em 2010), mediateca (aberta para consulta pública), ciclos de aulas e palestras, e website com podcasts gratuitos, sem falar nos mais de 30 CDs lançados com êxito no Brasil e no exterior.

Mais informações à imprensa:
Com Alexandre Félix
(11) 3367-9618 / 3367-9587
www.osesp.art.br
imprensa@osesp.art.br
http://twitter.com/osesp

Nenhum comentário:

Postar um comentário