sexta-feira, 21 de janeiro de 2011


FEMUSC


Jaraguá do Sul se transformará no maior palco de música erudita do Brasil, de 20 de janeiro a 5 de fevereiro. A cidade atrai todos os anos uma multidão de entusiastas, reunindo pela sexta vez professores, regentes de renome internacional, artistas consagrados e estudantes de música clássica vindos de várias regiões do planeta, para o evento que já é considerado o mais importante festival-escola do País.


O Femusc abre o calendário oficial da cultura de Santa Catarina. É uma realização conjunta do Instituto Festival de Música, Sociedade Cultura Artística (SCAR), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional, Jaraguá do Sul Convention & Visitors Bureau e Fundação Cultural de Jaraguá do Sul.


Como um dos principais objetivos é investir no desenvolvimento da música erudita em Santa Catarina, mais uma vez metade dos 1.000 participantes esperados serão provenientes do Estado por meio do Coral do Femusc, Seminário de Regência Coral, o Encontro Catarinense de Bandas, Encontro Catarinense de Corais, Simpósio de Educação Musical, o Femusckinho, e agora o Seminário de Regência de Bandas Sinfônicas, todos direcionados exclusivamente a participantes catarinenses.


O festival foi idealizado por Alex Klein, nome consagrado no circuito mundial da música clássica. Atual diretor artístico do Femusc, Klein é maestro, pedagogo e solista de oboé no Brasil, China, EUA, França, Japão, México, Panamá e Portugal. Também é diretor artístico da Oficina de Música de Curitiba (referência na América Latina) e maestro adjunto do Festival de Música de Saint Berthelemy, nas Antilhas Francesas. É detentor de vários prêmios internacionais, e até hoje o único músico brasileiro a conquistar um Prêmio Grammy individual na música erudita, fora quatro prêmios em conjunto do Grammy, considerado o maior reconhecimento musical do mundo.


Alex Klein avalia que, além de “abrir oportunidades a jovens que de outra forma não teriam oportunidades de estudar em um festival deste nível”. Afirma que o evento inicia em 2011 um novo degrau evolutivo. “A edição 2010 fechou um primeiro ciclo, onde as prioridades foram consolidar o evento como um dos mais importantes no Brasil, estabelecer uma fonte de turismo cultural para Jaraguá do Sul, apontar deficiências na arte musical dentro de Santa Catarina e providenciar inspiração para que jovens talentos possam encontrar o caminho para seu desenvolvimento e valorização. Daqui pra frente vamos buscar maior projeção no cenário internacional, incluindo avanços como cursos de canto lírico e produções de óperas na América Latina”.


Novidades na edição 2011:


China estreia no Brasil


Entre as principais atrações, será formada uma orquestra com 60 participantes que irá gravar CD e DVD com a jovem solista chinesa Sophia Chan, de apenas 11 anos. No repertório, a virtuosística ‘Sinfonia Espanhola’ para violino e orquestra, do compositor francês Edouard Lalo, assim como diversas outras obras importantes e tradicionais da China.


Outra estrela da República Popular da China já confirmada é o maestro Tao Fan, da Orquestra Filarmônica da Difusão Cinematográfica, que além de vir como professor convidado para lecionar regência orquestral, também vai reger a Orquestra Sinfônica do Femusc em apresentações especiais.


Corpo docente reúne nomes consagrados


Faz parte do grupo de professores o violinista argentino Leon Spirer, da Orquestra Filarmônica de Berlim durante a regência do maestro Herbert von Karajan, quando foi repetidamente conhecida como a melhor orquestra sinfônica do mundo.
Também no violino, depois de três anos, voltará ao corpo docente do Femusc a professora Clara Takarabe, musicista regular da Orquestra Sinfônica de Chicago.


Outro convidado é Andrés Cárdenas, cubano que atua na Orquestra Sinfônica de Pittsburgh, nos EUA.
No fagote, a presença do norte-americano Richard Beene, que também é diretor da Colburn School of Music em Los Angeles, um dos conservatórios musicais completamente livres de escolaridade daquele país. Além de lecionar fagote, Beene virá para conhecer o festival, seus alunos, e possivelmente estabelecer parcerias entre o Instituto Femusc e a Colburn School of Music.
Outro professor dos EUA, James DeSano, irá lecionar trombone – ele atua no Oberlin Conservatory of Music e é mentor da Orquestra Jovem das Américas.
Cordas em destaque
Pioneiro no Brasil e de grande importância para o desenvolvimento da música de câmara, considerada a principal célula da música erudita, o Programa de Quartetos de Cordas receberá em 2011 seu primeiro quarteto-residente, o ‘Arianna String Quartet’, proveniente dos EUA. Participantes deste programa se inscreverão já como quartetos, e receberão classes avançadas de música de câmara com os membros do Arianna.
Entre outras novidades, o Concurso Internacional de Harpa de Santa Catarina, que agora vai para a 2ª. edição, dividirá a premiação entre níveis Avançado e Intermediário, para melhor promover o desenvolvimento da harpa e seus estudantes no Brasil. No total, serão distribuídos 11 prêmios aos melhores jovens harpistas, incluindo a escolha de um finalista pelo público. Detalhe: o concerto de premiação contará com orquestra acompanhando os primeiros prêmios, tanto do nível avançado, quanto do intermediário, oferecendo um belíssimo espetáculo ao público.


Festival deve reunir mais de mil participantes


A edição 2011 deve reunir mais de mil pessoas entre estudantes, professores e maestros. “A admissão aos cursos do Femusc já foi comparada ao exame vestibular, devido ao alto número de inscrições por vaga oferecida. Em alguns casos, como em Regência Orquestral, o número de inscritos é cerca de cinco vezes maior que o número de vagas.


Grande procura é também demonstrada nos cursos para instrumentos de cordas – violino, viola, violoncelo e contrabaixo – assim como flauta, oboé, clarinete, trompete, harpa e piano”, informa o diretor artístico.


Estarão no Festival representantes de 21 países, vindos de várias regiões do Brasil e de países como Alemanha, Argentina, Bolívia, Chile, China, Colômbia, Costa Rica, Equador, Estados Unidos, Venezuela, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Moçambique, Panamá, Paraguai, Perú, Portugal, Turquia, África e do Oriente Médio.


“É bom lembrar que o Femusc não faz propagandas nacionais ou internacionais sobre seus cursos. Este reconhecimento e interesse dos jovens e dos músicos em vir ao festival é resultado do sucesso das edições anteriores”, afirma.


No grupo de alunos participantes, se destacam 118 da Argentina, 60 da Colômbia e 30 da Costa Rica como os países estrangeiros mais interessados em participar do evento, além de um grupo de 15 a 20 estudantes da África.


Principais atrações da Progamação:


Dia 20/01 - Concerto de Abertura: Orquestra sinfônica do Femusc com regência do maestro Alex Klein e participação especial da solista chinesa Sophia Chan


Dia 21/01 - Recital de harpas - Conferência Internacional de Harpas


Dia 22/01 - Apresentação vencedores II CONHARPA - Concurso Internacional de Harpas com acompanhamento da Orquestra Femusc e regência Alex Klein


Dia 23/01 - Concerto da Mega Banda do Encontro Catarinense de Bandas, com regência do maestro Dietmar Weidman (Alemanha)


Dia 24 e 25/01 - Orquestra Sinfônica do Femusc - Concerto das Nações: música proveniente dos países representados


Dias 26 e 27/01 - Música de Câmara com professores do Femusc


Dia 28/01 - Orquestra sinfônica do Femusc com regência do maestro Alex Klein


Dia 29/01- Orquestra de Professores do Femusc


Dia 30/01 - Concerto do Coral do Femusc

Dias 31/01 e 01/02 - Música de Câmara com professores do Femusc


Dia 02/02 - Concerto de Metais e Percussão


Dia 03/02 - Concerto da Banda do Femusc


Dia 04/02 - Concerto Orquestra Sinfônica do Femusc


Dia 05/02 - Concerto de Encerramento do Femusc


Serviço:


O que: Festival de Música de SC

Quando: de 20 de janeiro a 5 de fevereiro de 2011


Onde: Centro Cultural da SCAR – Sociedade Cultura Artística de Jaraguá do Sul (rua Jorge Cznierwicz, s/n – ao lado do Centro Empresarial)


Horários das apresentações diárias: 19h no Pequeno Teatro e 20h30 no Grande Teatro


Ingressos gratuitos: podem ser retirados no próprio local em meados de janeiro. Todas as apresentações da série ‘Grandes Concertos’ e as atividades em locais alternativos terão entrada gratuita para o público.

Informações para o grande público: pelos telefones (47) 3373-8652 (secretaria do Femusc) e (47) 3275-2477 (secretaria do Centro Cultural) ou pelo e-mail
festival@femusc.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário