segunda-feira, 22 de novembro de 2010


PRÊMIO RAÇA NEGRA 2010
Primeira-dama conquista simpatia dos convidados ao Prémio Raça Negra

São Paulo (Do enviado especial) –

Com beleza e simplicidade, a primeira-dama de Angola, Ana Paula dos Santos, conquistou a simpatia dos convidados à oitava edição do Prémio Raça Negra – Coração de Estudante, que teve lugar segunda-feira na Sala São Paulo, com capacidade para pelo menos mil e quinhentas pessoas.


A sua chegada, ao local do evento, foi recebida pelo reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares e responsável da Sociedade Afrobrasileira de Desenvolvimento Sócio-Cultural (Afrobras), José Vicente.


Logo depois, a primeira-dama foi cumprimentada por actores e actrizes brasileiras, na sua maioria negros, sendo que uns já estiveram em Angola outros ouvem falar do país e manifestaram o desejo e interesse em conhecê-lo.


Na sequência, Ana Paula dos Santos tirou fotos para a revista Caras brasileira e foi entrevistada pela Revista Afirmativa Plural, onde explicou o trabalho desenvolvido pela Fundação Lwini, em favor das crianças, idosos, deficientes e mulheres.
"Nesse âmbito estamos a trabalhar para que essa franja da sociedade, considerada a mais vulnerável, possa ter uma vida moral, social e económica estável", frisiou.


Quanto ao evento, que antecede as festividades do 20 de Novembro, dia da Consciência negra, pautou por um discurso de igualdade entre os negros e brancos, referindo que "somos todos iguais e não deve haver desigualdades tão gritantes".
Relativamente ao prémio que recebeu, disse que se sente feliz pelo reconhecimento, pois esse é também do povo angolano.
No palco, diversos artistas, como Jorge Vercillo, Lenine, Margareth Menezes, Fafá de Belém, Simoninha cantaram músicas que marcaram história na carreira de Milton do Nascimento, o homenageado da noite.


Foram ainda laureadas as seguintes categorias: actor de cinema – André Ramiro, actriz de cinema – Cris Vianna, actriz de teatro – Elisa Lucinda, apresentadora repórter – Maria Júlio Coutinho (Rede Globo), actor de TV – Marcello Melo Júnior, actriz de TV – Priscila Marinho, Grupo musical – Grupo Bom Gosto.

Para além dos artistas, o evento contou com a participação de ilustres individualidades, tal como o prefeito da cidade de São Paulo, Gilberto Kassab, o ministro do Supremo Tribunal Federal e Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Ricardo Lewandowski, o ministro da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Eloi Ferreira de Araújo, o embaixador de Angola no Brasil, Liovigildo da Costa e Silva, e o cônsul geral da cidade de São Paulo, Oliveira Encoge.

( Extraído do site Angop, Agência Angola Press )



Nenhum comentário:

Postar um comentário