segunda-feira, 29 de novembro de 2010



OPINIÃO
A Construção do Novo Rio


“ aqui tudo é ainda construção, mas parece que já é ruína” Caetano Veloso, música Fora de Ordem


Os lamentáveis e trágicos acontecimentos na cidade do Rio de Janeiro estão ligados diretamente à décadas de ações governamentais equivocadas e a falta de atenção do Governo Federal, que até hoje não tem um diagnóstico real na diversidade local que cada Estado brasileiro tem. Os problemas dos morros cariocas não são exclusividade do povo do Rio de Janeiro e se espalham pelo país, adaptando-se a realidade de cada região. Também são angustiantes para a vida civil, as baixas diárias, na maior parte, de jovens envolvidos com o tráfico em toda a nação.

É preciso reconhecer que os avanços dos programas sociais, as ações do Pronasci ( através do Ministério da Justiça ), o acesso à universidade e os projetos sociais, ambientais, culturais e esportivos de ONGs em todo o Brasil tem levado nova perspectiva para jovens e seus familiares. Mas o crime organizado, em algum momento, iria demonstrar uma reação de força. E me parece ser este o momento ideal para o Estado se fazer presente e buscar alternativas e projetos de médio prazo, em acordo com os Estados. E os Estados precisam ouvir e discutir soluções com os Prefeitos.

Afora, a Copa do Mundo e as Olimpíadas, que são importantes e vão trazer turistas e recursos em grande volume para o Brasil; mas são pontuais; o país necessita urgentemente de programas que valorizem o cidadão e o trabalhador brasileiro no que concerne às questões de segurança. Precisa também de ações continuadas que aos poucos, resgate a vida diária que todo cidadão merece para criar seus filhos e planejar a melhora de sua vida. Pois este paga impostos o ano inteiro e se sente inseguro e sem perspectivas de desfrutar dos avanços econômicos e tecnológicos que o país produz.


Aos nossos irmãos cariocas, votos de dias melhores e que a cidade maravilhosa volte aos braços do povo !


Aldo Moraes
composermoraes@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário