terça-feira, 16 de novembro de 2010



Filme " Filosofia de vida, Martinho da Vila, O pequeno burguês"


As coisas que realmente valem a pena parecem ter sentido e razão na forma como se dão ( suas idas e vindas, perdas e ganhos ) para que se dêem como são e se realizem no espaço como o que se determinam a ser.

Este parece ser o caso do documentário sobre Martinho da Vila.

Pensado como um show, onde o músico contaria sua história e que se transformaria num DVD, o projeto enfrentou seu primeiro desafio com a morte do Diretor André Salles, que ajudou a conceber a idéia e que estava de posse da maneira como seria conduzida.

Passado o turbilhão, o produtor Marco Mazzola e equipe encontraram em Edu Mansur, mais que um parceiro para continuar o projeto. Mansur idealizou um documentário mesmo, que acompanhasse a rotina de Martinho e desse ao público o privilégio de entrar na intimidade do autor de " Casa de bamba".

E ... o show que deu início a tudo, transformou-se num DVD de carreira do músico.

Filosofia de vida: Martinho da Vila, o pequeno burguês emociona porque traça um perfil bastante humano ( a partir da ótica das próprias coisas que fazem parte do seu dia a dia) de uma das mais importantes personalidades da música popular do Brasil: o homem que deu nova cadência ao samba; o pioneiro no intercâmbio África-Brasil; as canções marcantes que venderam milhões; o escritor e a militância política e social e, a luta pelo reconhecimento da negritude e pelo devido valor da tradição nas escolas de samba.










Desde que conheci Martinho, ainda criança, me saltou aos olhos as maravilhosas capas feitas por Elifas Andreatto e sua música envolvente, em quem logo reconheci um certo samba com pitada rural: as canções do disco" Canto das lavadeiras" refletem bem esta ligação. Aos sete anos de idade, tinha ganho o disco de Roberto Ribeiro, que traz o clássico Todo menino é um rei e, então esta pegada do samba rural já fazia minha cabeça.

Mas o samba partido-alto e a interpretação para tradicionais angolanos são outras duas características e ganhos de Martinho para a música popular brasileira. Alías, ele ajudou a levar o samba para a MPB.

O filme mostra a vida de Da Vila, tanto na fazenda, em Duas Barras ( RJ), onde nasceu quanto na Europa, na tournée de um show. Sua visita ao túmulo da mãe, Dona Tereza; uma pescaria às 5 horas da manhã e imagens de arquivo com Martinho na África; no histórico desfile da Vila Isabel no centenário da Abolição ( 1988) e com sua família. Tudo ilustrado com suas canções, que foram re-gravadas em estúdio para se harmonizar tematicamente com o que público estiver vendo. Por exemplo, quando visita o túmulo da mãe, o samba" Prá Tereza", foi arranjado com orquestra e cordas populares para a cena.

Alegre, reflexivo e absolutamente talentoso, Martinho da Vila é uma das glórias da raça negra e seu documentário representa mesmo um documento daquilo que nas palavras do jornalista e escritor Sérgio Cabral" é o Brasil que dá certo, é a realização do sonho nacional através de um homem do povo, nascido no interior do Rio, numa fazenda, que passou a infância numa favela paupérrima e que é hoje um dos brasileiros mais queridos e famosos".

( Aldo Moraes, compositor )

composermoraes@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário