quarta-feira, 20 de outubro de 2010

MOSTRA DE CINEMA UEL

BOLETIM NOTÍCIA/UEL- 13/10/2010

Jeferson De abre Mostra de Cinema em Londrina

O premiado diretor de cinema, Jeferson De, abrirá a Mostra de Cinema “Londrina celebra Zumbi”, no dia 23 de outubro, a partir das 19h30, no Teatro Ouro Verde.

A Mostra terá apresentações de filmes da temática étnico-racial nos dias 3, 10, 17 e 24 de novembro, nas quatro regiões da cidade.

O cineasta fará um debate sobre o filme de estreia, Compasso de espera, do diretor Antunes Filho, de 1973.

O longa-metragem conta a história de Jorge, jovem poeta negro, amante de Ema, diretora de uma agência de publicidade em São Paulo. Numa reunião literária, ele conhece Cristina, branca, de família aristocrática. Nasce uma simpatia entre ambos, e quando voltam a se encontrar são surpreendidos por Ema, que provoca uma discussão e o afastamento de Cristina. Angustiado, Jorge procura sua família, depois de meses de ausência, e é repreendido por abandonar sua origem humilde.


Encontra novamente Cristina e os dois buscam refúgio para seu amor nascente numa praia distante, onde são humilhados, com revolta e desaprovação pela diferença racial, por pescadores locais. Também a diretora da escola de Cristina e sua família fazem pressão sobre a jovem, e ela resolve partir para a Europa. Jorge abandonado e criticado pelos amigos negros sente-se perdido numa sociedade na qual não consegue se inserir, enquanto Ema insiste em procurá-lo.


O paulista Jeferson De é diretor e produtor de vários curta-metragens que discutem o preconceito e a discriminação racial no Brasil. Seu primeiro longa, Broder!, foi exibido no Festival de Berlin e premiado com os Kikitos de melhor filme e melhor diretor, para De e melhor ator para Caio Blat, no Festival de Cinema de Gramado deste ano. Broder é uma produção da Barraco Forte (sua produtora) e da Glaz Enternaiment, e conta ainda com a Columbia e a Globo Filmes.

O trailler do filme será apresentado depois da discussão
O evento compõe o “Londrina Celebra Zumbi”, um conjunto de atividades em comemoração ao 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, considerado feriado municipal pela primeira vez este ano.

A Mostra de Cinema é uma realização do Núcleo de Estudos Afro-Asiáticos (NEAA) da Universidade Estadual de Londrina e conta com o apoio do Laboratório de Cultura e Estudos Afro-Brasileiros (Leafro), Prefeitura Municipal de Londrina, Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial (CMPIR), Movimento Negro de Londrina e Departamento de Ciências Sociais da UEL.

Mais informações no NEAA, telefone 3371-4599, e-mail neaa@uel.br.
É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta páginaem qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,desde que citada a fonte.As Sinopses apresentadas têm como referência as edições digitais dos jornais citados disponíveis no dia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário